É impossível negar que a Ciência e suas Tecnologias são de grande importância, pois atuam de forma direta na vida cotidiana. De modo geral, os professores que trabalham com esses temas, além de estarem atualizados, deveriam refletir sobre as transformações e o papel que a Ciência e a Tecnologia desempenham na vida das pessoas e da sociedade. A proposta dessa pesquisa é observar a visão do ensino de Ciências nos cursos superiores do IF Sertão-PE Campus Petrolina a partir dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs).
A pesquisa realizada foi do tipo descritiva e foram utilizados os PPCs dos cursos de Licenciatura em Física, Licenciatura em Química, Licenciatura em Computação, Licenciatura em Música e Tecnologia em Alimentos. Ao final da pesquisa foi possível concluir que os cursos superiores do IF Sertão-PE, em seus PCCs, se preocupam com o ensino de ciência e discutem as dificuldades que ocorrem em tal área. Esses cursos têm como objetivo a formação do profissional completo, tanto em questões específicas, como nas práticas pedagógicas.