, Marcosmesquitadasilva et al.. Riscos no processo de ensino e aprendizagem da soldagem. Anais II CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/28825>. Acesso em: 22/11/2024 15:06
A Soldagem é atualmente o principal processo de fabricação usado na união permanente de peças metálicas, permitindo a montagem de conjuntos com rapidez, segurança e economia de material. Nesse contexto, o laboratório é um local de grande importância em um centro de pesquisa e de ensino, precisando dos conhecimento sobre os riscos envolvidos, uma vez que os operadores estão sujeitos a acidentes causados por exposição com agentes tóxicos, radiação intensa, materiais quentes etc., ou seja, o ambiente de trabalho geralmente oferece algum tipo de risco, seja ele químico, físico, acidental ou ergonômico. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar e catalogar os tipos de riscos envolvidos em laboratórios de soldagem e sugerir ações para anular ou minimizar esses riscos. Para isto, foi realizado um estudo e levantamento dos tipos de riscos presentes em ambientes onde processos de soldagem podem ser realizados. Além disso foram sugeridas ações que maximizem a segurança das operações de soldagem em laboratórios de ensino. Como a prática do ensino do processo de soldagem é bastante disseminada nas escolas profissionalizantes, este ensino não deve ser realizado de qualquer maneira. Deve seguir padrões de segurança a fim de garantir a saúde e a integridade física dos aprendizes desse ofício. Logo, este estudo – com base na literatura técnica e na experiência dos autores – apresentou medidas e ações de segurança que não podem ser negligenciadas durante as práticas de ensino/aprendizagem de soldagem industrial.