As aulas experimentais têm demonstrado grande relevância durante o processo de ensino-aprendizagem nos conteúdos de biologia. Em face a esta perspectiva, esse trabalho teve como objetivo estudar o reino Fungi e suas relações com o meio ambiente através da experimentação científica, com uma demonstração dos seus benefícios quando corretamente manipulados em laboratório. Para tal finalidade, foram realizadas duas aulas teórico-práticas no laboratório da escola. Essa atividade possibilitou ao docente, meios pedagógicos fundamentais para o equilíbrio e à dinamicidade da aula, ao retirar o aluno da sua zona de conforto para se aventurar, ampliar o seu raciocínio crítico, cognição e entender os fatores intrínsecos que estão vinculados à prática realizada no laboratório. Portanto, fez-se necessário, utilizar uma maneira mais clara e compreensível de trabalhar os conteúdos em microbiologia de fungos, sem que estes se tornassem de difícil compreensão para os alunos, partindo da concepção de que ao executar as atividades diferenciadas e investigativas, os estudantes desenvolveriam uma perspectiva construtivista do conhecimento. Sendo assim, objetivamos a compreensão das etapas do método científico, levando o aluno ao laboratório para experimentar o processo teórico-prático, tornando-o capaz de reproduzi-lo, não como meros repetidores, mas de maneira integrada e crítica. Os resultados com esta prática confirmam que as aulas teórico-práticas servem como ponto de apoio para o professor no ensino-aprendizagem.