As perspectivas sobre a questão ambiental na atualidade compõem um espectro bastante diversificado, inspirado em diferentes visões de mundo. Portanto, essas observações sobre a relação do homem com a natureza nos direcionam a caminhos, compreendendo de que maneira o ser humano interfere nesse desenvolvimento e assim orientá-lo como contribuir para um equilíbrio ambiental. Objetivamos compreender a percepção atual e a perspectiva de futuro sobre a biodiversidade junto a alunos da educação básica. A pesquisa foi realizada com 114 estudantes da Escola Estadual Walfredo Gurgel, situada em Natal/RN. A metodologia apoia-se nos trabalhos de Reigota (1995), Barraza e Robottom (2008) e Carmo et al. (2013) que propõe a análise da percepção de crianças e adolescentes, através de construções mapas mentais dos indivíduos e destas representações em categorias (naturalista, antropocêntrica e globalizante). Ao analisar os mapas mentais foi observada uma maior frequência da categoria Globalizante (79,1%). Nessa categoria, o ser humano é incluído nas representações gráficas e é um ser ativo, sendo capaz de transformar o meio, e ao mesmo tempo ser transformado. A partir do comparativo realizado entre os mapas mentais que representam a percepção atual e futura dos alunos sobre a biodiversidade, observa-se que predomina a visão Globalizante (70,3%) na perspectiva de atual e futura, seguido da Antropocêntrica (16,9%) e a Naturalista (12,8%). A observação deste dado demonstra que a tendência antropocêntrica se eleva diante da condição naturalista, este fato compreende ainda o pessimismo na perspectiva de mudança na relação homem x biodiversidade x meio ambiente.