Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A QUÍMICA ALIMENTAR COMO TEMA GERADOR NO ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, ALIMENTOS, CONTEXTUALIZAÇÃO Comunicação Oral (CO) Química
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 28080
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 84
    "inscrito_id" => 711
    "titulo" => "A QUÍMICA ALIMENTAR COMO TEMA GERADOR NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "O uso de temas transversais no Ensino de Química possibilita ao aluno crescer dentro do conteúdo dialogado em sala elementos de sua realidade, permitindo com isso que o mesmo também se torne um sujeito ativo dentro do ambiente escolar. O cuidado com o consumo e análise das propriedades dos alimentos vem ganhando cada vez mais espaço dentro da sociedade e também do meio social e também dentro do meio educacional, ao qual é responsável por grande parte da formação do indivíduo como cidadão ativo na sociedade. O presente trabalho teve como objetivo de subsidiar uma forma alternativa de se ministrar a temática bioquímica, agregada de forma interdisciplinar ao tema alimentos, ao qual é um assunto extremamente presente no cotidiano dos estudantes e se caracterizou como um relato de experiências analisado através do projeto interdisciplinar sobre alimentos, ao qual se deu primazia em ênfase ao estudo bioquímico dos alimentos, que se constou inicialmente de aplicação de questionário, aulas teóricas, aulas experimentais, palestra e apresentação de cardápios relacionados aos eixos temático ministrados. Pode se perceber com o trabalho, que o uso de temas transversais ligados ao cotidiano permite uma melhor interação entre os alunos e o conteúdo programático e também auxiliam de forma positiva para o avanço conceitual no processo ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Química"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, ALIMENTOS, CONTEXTUALIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA6_ID711_22032017083213.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANILO LIMA DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "DANILO DANTAS"
    "autor_email" => "danilold.15@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 28080
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 84
    "inscrito_id" => 711
    "titulo" => "A QUÍMICA ALIMENTAR COMO TEMA GERADOR NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "O uso de temas transversais no Ensino de Química possibilita ao aluno crescer dentro do conteúdo dialogado em sala elementos de sua realidade, permitindo com isso que o mesmo também se torne um sujeito ativo dentro do ambiente escolar. O cuidado com o consumo e análise das propriedades dos alimentos vem ganhando cada vez mais espaço dentro da sociedade e também do meio social e também dentro do meio educacional, ao qual é responsável por grande parte da formação do indivíduo como cidadão ativo na sociedade. O presente trabalho teve como objetivo de subsidiar uma forma alternativa de se ministrar a temática bioquímica, agregada de forma interdisciplinar ao tema alimentos, ao qual é um assunto extremamente presente no cotidiano dos estudantes e se caracterizou como um relato de experiências analisado através do projeto interdisciplinar sobre alimentos, ao qual se deu primazia em ênfase ao estudo bioquímico dos alimentos, que se constou inicialmente de aplicação de questionário, aulas teóricas, aulas experimentais, palestra e apresentação de cardápios relacionados aos eixos temático ministrados. Pode se perceber com o trabalho, que o uso de temas transversais ligados ao cotidiano permite uma melhor interação entre os alunos e o conteúdo programático e também auxiliam de forma positiva para o avanço conceitual no processo ensino-aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Química"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, ALIMENTOS, CONTEXTUALIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA6_ID711_22032017083213.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANILO LIMA DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "DANILO DANTAS"
    "autor_email" => "danilold.15@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

O uso de temas transversais no Ensino de Química possibilita ao aluno crescer dentro do conteúdo dialogado em sala elementos de sua realidade, permitindo com isso que o mesmo também se torne um sujeito ativo dentro do ambiente escolar. O cuidado com o consumo e análise das propriedades dos alimentos vem ganhando cada vez mais espaço dentro da sociedade e também do meio social e também dentro do meio educacional, ao qual é responsável por grande parte da formação do indivíduo como cidadão ativo na sociedade. O presente trabalho teve como objetivo de subsidiar uma forma alternativa de se ministrar a temática bioquímica, agregada de forma interdisciplinar ao tema alimentos, ao qual é um assunto extremamente presente no cotidiano dos estudantes e se caracterizou como um relato de experiências analisado através do projeto interdisciplinar sobre alimentos, ao qual se deu primazia em ênfase ao estudo bioquímico dos alimentos, que se constou inicialmente de aplicação de questionário, aulas teóricas, aulas experimentais, palestra e apresentação de cardápios relacionados aos eixos temático ministrados. Pode se perceber com o trabalho, que o uso de temas transversais ligados ao cotidiano permite uma melhor interação entre os alunos e o conteúdo programático e também auxiliam de forma positiva para o avanço conceitual no processo ensino-aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.