O projeto de monitoria tem se destacado dentre as diversas atividades acadêmicas, pois além de promover o enriquecimento na formação do educando, a atividade de monitoria possibilita, por meio da relação de cooperação existente entre docente e monitor, o aprimoramento da qualidade de ensino da disciplina, uma vez que favorece a adoção de novas metodologias de ensino, bem como, impulsiona o exercício da pesquisa acadêmica, permitindo uma contínua associação entre teoria e prática (Lins, 2008). Na disciplina de metodologia do trabalho científico tal atividade tem como intuito estimular as habilidades de prática de pesquisa e conhecimentos bibliográficos, além de favorecer a exercício da leitura e da escrita molas propulsoras para um bom desempenho durante toda a vida acadêmica. Nesse contexto, a pedagogia e a didática têm o papel de mediadoras entre o pólo teórico e o pólo prático da atividade gestora do processo ensino-aprendizagem. Diante dessa prática de iniciação a docência lança-se um olhar na perspectiva do aluno-monitor e seu crescimento buscando a melhor interação de todos os sujeitos envolvidos.