RELATO DE EXPERIÊNCIA: AULA TRADICIONAL DE MATEMÁTICA DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 28806 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 297 "inscrito_id" => 514 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: AULA TRADICIONAL DE MATEMÁTICA DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO III" "resumo" => "O presente artigo apresenta o relato de uma experiência vivenciada na disciplina de Estágio Supervisionado III em uma turma do ensino médio, o 1º ano “A”, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Luiz Neto, na cidade de Barra de Santa Rosa/PB. O Estágio Supervisionado III é oferecido pela UFCG/Cuité no último período do curso de licenciatura plena em Matemática, quando o graduando já se encontra no final das suas atividades acadêmicas. O mesmo é um momento em que o graduando pode mostrar sua capacidade criadora e sua autonomia, tendo a oportunidade de perceber se a sua escolha profissional corresponde com sua aptidão. É um momento de conexão entre Universidade/Escola/Realidade, onde a prática e os conhecimentos teóricos se entrelaçam, influenciando tanto para o crescimento pessoal como profissional. Assim, a regência foi realizada no período matutino em segundas e terças-feiras, sob a orientação da Professora Aluska Dias Ramos de Macedo e a supervisão do professor Fernando Múcio Henriques Pontes. Com base nas contribuições que o livro didático pode nos proporcionar durante a regência, resolvemos utiliza-lo como recurso durante as aulas. Deste modo, relatarei algumas aulas vivenciadas como estagiária, especificamente na turma do 1º ano “A”, com o assunto de função real de variável real e raízes ou zero de uma função. Durante a regência, pude perceber que a aula tradicional, quando trabalhada com planejamento, leva os alunos a construir seu próprio conhecimento, facilitando a compreensão dos argumentos matemáticos e encaixando-o de maneira participativa em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Matemática" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO III, LIVRO DIDÁTICO, RAÍZES OU ZEROS DE UMA FUNÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA1_ID514_29042017002820.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAYANE NUNES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JAYANE MONTEIRO" "autor_email" => "jayane.monteiro@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE-UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 28806 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 297 "inscrito_id" => 514 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: AULA TRADICIONAL DE MATEMÁTICA DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO III" "resumo" => "O presente artigo apresenta o relato de uma experiência vivenciada na disciplina de Estágio Supervisionado III em uma turma do ensino médio, o 1º ano “A”, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Luiz Neto, na cidade de Barra de Santa Rosa/PB. O Estágio Supervisionado III é oferecido pela UFCG/Cuité no último período do curso de licenciatura plena em Matemática, quando o graduando já se encontra no final das suas atividades acadêmicas. O mesmo é um momento em que o graduando pode mostrar sua capacidade criadora e sua autonomia, tendo a oportunidade de perceber se a sua escolha profissional corresponde com sua aptidão. É um momento de conexão entre Universidade/Escola/Realidade, onde a prática e os conhecimentos teóricos se entrelaçam, influenciando tanto para o crescimento pessoal como profissional. Assim, a regência foi realizada no período matutino em segundas e terças-feiras, sob a orientação da Professora Aluska Dias Ramos de Macedo e a supervisão do professor Fernando Múcio Henriques Pontes. Com base nas contribuições que o livro didático pode nos proporcionar durante a regência, resolvemos utiliza-lo como recurso durante as aulas. Deste modo, relatarei algumas aulas vivenciadas como estagiária, especificamente na turma do 1º ano “A”, com o assunto de função real de variável real e raízes ou zero de uma função. Durante a regência, pude perceber que a aula tradicional, quando trabalhada com planejamento, leva os alunos a construir seu próprio conhecimento, facilitando a compreensão dos argumentos matemáticos e encaixando-o de maneira participativa em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Matemática" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO III, LIVRO DIDÁTICO, RAÍZES OU ZEROS DE UMA FUNÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA1_ID514_29042017002820.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAYANE NUNES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JAYANE MONTEIRO" "autor_email" => "jayane.monteiro@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE-UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }