O emprego de recursos audiovisuais no processo educacional possibilita a simulação de fenômenos envolvidos na constituição e transformação da matéria, arranjos geométricos das moléculas, ligações químicas, processos físico-químicos, compostos orgânicos, inorgânicos e da evolução da atomística. Neste contexto os usos de vídeos no processo educacional exercem funções diversificadas, proporciona informação, motiva o aluno, pode ser utilizado como método avaliativo e conceitual, trabalha os conteúdos químicos abstratos de forma lúdica e estimula a investigação. O presente trabalho apresenta um relato de experiência relacionada ao tema introdução à ciência química pelo uso do recurso didático vídeo, no qual foi exposta a música Diamante do compositor Agailton Silva interpretada pela cantora Damares. A pesquisa foi desenvolvida com 50 alunos do ensino fundamental II da EEEFM Estevam Marinho. Os critérios para a escolha do vídeo foi linguagem adotada de acordo com o público alvo ser trabalhado, sendo próximo da realidade do aluno. Por último foi aplicado um questionário com perguntas objetivas e subjetivas com a finalidade de avaliar a eficácia do vídeo no processo de ensino/aprendizagem. De acordo com os discentes 54% definiram a utilização do vídeo na aula de química como uma experiência excelente, outros 26% como inovadora e 20% responderam eficientes. É importante ressaltar que dos 50 alunos que participaram da pesquisa nenhum discente definiu a experiência como ruim, o que mostra que os objetivos do trabalho foram atingidos.