Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A FORMAÇÃO INICIAL EM CIÊNCIAS E O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: BREVE REFLEXÃO

Palavra-chaves: CIÊNCIAS, MATRIZ CURRICULAR, QUÍMICA Comunicação Oral (CO) Ensino de Ciências
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 28051
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 974
    "inscrito_id" => 1965
    "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL EM CIÊNCIAS E O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: BREVE REFLEXÃO"
    "resumo" => """
      A disciplina de Ciências nasceu com o intuito de envolver os vários conteúdos científicos em uma única disciplina, integrando as diversas áreas das ciências naturais que anteriormente eram conduzidas, separadamente, nas áreas de Química, Física, Biologia e Geociências (ROMANELLI, 1988; HAIDAR; TANURI, 2001). Todavia, a maioria dos profissionais que ministram esta disciplina é egressa de cursos de licenciatura em Biologia, que focam a formação em conteúdos de biologia, não proporcionando uma formação sólida nas outras áreas das ciências, necessárias para o bom desenvolvimento da disciplina de Ciências (CUNHA; KRASILCHIK, 2000).\r\n
      No caso dos professores de Ciências, o que se vê nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas é uma prática docente voltada única e exclusivamente para a Biologia. Mas a prática docente referente à Química? Como fica? \r\n
      Para responder a questão proposta por essa pesquisa, foi realizado um levantamento acerca das matrizes curriculares disponíveis nas páginas do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas oferecidos nas cidades de Ariquemes/RO e Colorado do Oeste/RO. \r\n
      Assim, a partir da análise da matriz curricular, tem-se que os cursos de Licenciatura em Ciências Biologias do Instituto Federal de Rondônia, das cidades de Ariquemes/RO e Colorado do Oeste/RO, provavelmente apresentam deficiências na formação de professores para o ensino de química no 9° ano do Ensino Fundamental, tendo em vista a insuficiência de disciplinas voltadas especificamente para o ensino de química, tanto teórica quanto metodológica.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CIÊNCIAS, MATRIZ CURRICULAR, QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA21_ID1965_15052017224830.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEANDRO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LEANDRO"
    "autor_email" => "leandrobiosantos7@gmail.c"
    "autor_ies" => "MESTRANDO EM EDUCAÇAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 28051
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 974
    "inscrito_id" => 1965
    "titulo" => "A FORMAÇÃO INICIAL EM CIÊNCIAS E O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: BREVE REFLEXÃO"
    "resumo" => """
      A disciplina de Ciências nasceu com o intuito de envolver os vários conteúdos científicos em uma única disciplina, integrando as diversas áreas das ciências naturais que anteriormente eram conduzidas, separadamente, nas áreas de Química, Física, Biologia e Geociências (ROMANELLI, 1988; HAIDAR; TANURI, 2001). Todavia, a maioria dos profissionais que ministram esta disciplina é egressa de cursos de licenciatura em Biologia, que focam a formação em conteúdos de biologia, não proporcionando uma formação sólida nas outras áreas das ciências, necessárias para o bom desenvolvimento da disciplina de Ciências (CUNHA; KRASILCHIK, 2000).\r\n
      No caso dos professores de Ciências, o que se vê nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas é uma prática docente voltada única e exclusivamente para a Biologia. Mas a prática docente referente à Química? Como fica? \r\n
      Para responder a questão proposta por essa pesquisa, foi realizado um levantamento acerca das matrizes curriculares disponíveis nas páginas do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas oferecidos nas cidades de Ariquemes/RO e Colorado do Oeste/RO. \r\n
      Assim, a partir da análise da matriz curricular, tem-se que os cursos de Licenciatura em Ciências Biologias do Instituto Federal de Rondônia, das cidades de Ariquemes/RO e Colorado do Oeste/RO, provavelmente apresentam deficiências na formação de professores para o ensino de química no 9° ano do Ensino Fundamental, tendo em vista a insuficiência de disciplinas voltadas especificamente para o ensino de química, tanto teórica quanto metodológica.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CIÊNCIAS, MATRIZ CURRICULAR, QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA21_ID1965_15052017224830.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEANDRO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LEANDRO"
    "autor_email" => "leandrobiosantos7@gmail.c"
    "autor_ies" => "MESTRANDO EM EDUCAÇAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

A disciplina de Ciências nasceu com o intuito de envolver os vários conteúdos científicos em uma única disciplina, integrando as diversas áreas das ciências naturais que anteriormente eram conduzidas, separadamente, nas áreas de Química, Física, Biologia e Geociências (ROMANELLI, 1988; HAIDAR; TANURI, 2001). Todavia, a maioria dos profissionais que ministram esta disciplina é egressa de cursos de licenciatura em Biologia, que focam a formação em conteúdos de biologia, não proporcionando uma formação sólida nas outras áreas das ciências, necessárias para o bom desenvolvimento da disciplina de Ciências (CUNHA; KRASILCHIK, 2000). No caso dos professores de Ciências, o que se vê nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas é uma prática docente voltada única e exclusivamente para a Biologia. Mas a prática docente referente à Química? Como fica? Para responder a questão proposta por essa pesquisa, foi realizado um levantamento acerca das matrizes curriculares disponíveis nas páginas do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas oferecidos nas cidades de Ariquemes/RO e Colorado do Oeste/RO. Assim, a partir da análise da matriz curricular, tem-se que os cursos de Licenciatura em Ciências Biologias do Instituto Federal de Rondônia, das cidades de Ariquemes/RO e Colorado do Oeste/RO, provavelmente apresentam deficiências na formação de professores para o ensino de química no 9° ano do Ensino Fundamental, tendo em vista a insuficiência de disciplinas voltadas especificamente para o ensino de química, tanto teórica quanto metodológica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.