Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

PROMOÇÃO EM SAÚDE BUCAL ENTRE APRENDIZES DE ESCOLA PÚBLICA DE ZONA RURAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO EM SAÚDE, SAÚDE BUCAL Comunicação Oral (CO) Ciências Biológicas
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Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

A escola é um aliado importante para a concretização de ações de promoção da saúde voltadas para o fortalecimento das capacidades dos indivíduos, para a tomada de decisões favoráveis à sua saúde e à comunidade. Desse modo o acesso à educação em saúde bucal é considerado um importante preditor para avaliação das condições e dos comportamentos em saúde bucal. No presente estudo objetivou-se apresentar um relato de experiência na disciplina de Ciências com abordagem em Saúde Bucal ao longo do ano letivo em uma Escola Pública Municipal na zona rural da Paraíba, com uma turma de 25 alunos do 8º ano do ensino fundamental. Segue os pressupostos de uma pesquisa qualitativa, , elegendo a percepção como pano de fundo para a identificação dos modos como os discentes percebem a importância da higiene bucal e a relação com a saúde em geral. Conclui-se que a atividade realizada teve uma aprendizagem significativa, uma vez que considerou a realidade e os conhecimentos dos aprendizes como ponto de partida para a construção do conhecimento, viabilizando o processo de ensino aprendizagem. Sabe-se que o conhecimento sobre Saúde Bucal isoladamente não é capaz de garantir alterações de comportamento, no entanto, esse é um importante passo para se estimular a incorporação de hábitos saudáveis e planejar ações de promoção de saúde nas escolas. Sugere-se estudos nessa perspectiva, traçando estratégias que colaborem para tornar essa prática mais viável no ambiente educacional e principalmente envolvendo a comunidade escolar, os pais e a equipe de saúde da família.

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