Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

CONCEPÇÕES DOS ALUNOS A RESPEITO DO ENSINO PRIVADO DA INSTITUIÇÃO PARTICULAR DA PARAÍBA IESM

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Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

A educação nem sempre foi de fácil acesso, tampouco era disponível para todo mundo, principalmente a superior, que era restrita apenas para classes mais ricas porém, vem crescendo o acesso vem crescendo aos poucos. Podemos perceber o motivo do salto nesse sistema de ensino através da fala dos autores Corbucci, Kubota e Meira (2016) onde afirmam que o crescimento da educação superior privada no Brasil ocorreu no ano de 1968 com a Reforma Universitária, onde foi instalado o ensino-pesquisa-extensão que tornou-se regra geral no setor privado. A pesquisa foi realizada com 20 alunos da turma de Pedagogia do Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM), cujo polo localiza-se na cidade de Nova Floresta-PB atendendo os alunos com aulas quinzenais. Constatou-se uma carência em relação a quantidade de aulas, contudo uma parte dos discentes optaram por esse sistema de ensino pelo fato do favorecimento e conciliação com o tempo da maioria pois, grande parte trabalham e tem filhos para cuidar. Apesar de relatarem que o ensino privado necessita de mudanças, confessam que os professores são bem treinados e capacitados para o cumprimento do seu dever. Desde modo percebe-se que o ensino privado nem sempre atende as necessidades como esperadas e podem deixar a desejar em muitos aspectos, sobretudo pode ser uma forma viável de ensino para aqueles que não ingressaram em um ensino superior público pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

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