O presente trabalho apresenta um relato de experiência que utiliza os jogos matemáticos como estratégia do processo de ensino e aprendizagem das operações básicas com números inteiros. Aplicamos estas atividades em uma escola estadual localizada a grande João Pessoa/PB no segundo semestre de 2016. Utilizamos os jogos matemáticos por notarmos através de pesquisas acadêmicas e também por acreditarmos através da experiência docente que os mesmos apresentam bons resultados no que se diz respeito a aprendizagem de determinados conteúdos matemáticos. Os quatro jogos utilizados exigem do aluno, além de trabalhar com a adição, subtração e multiplicação de números inteiros, o uso de estratégias para que possam vencer os jogos, levando-os a se envolver-se com as operações utilizadas e proporcionando um aprimoramento das habilidades inerentes ao raciocínio lógico utilizado, oportunizando também a criação de um ambiente agradável de aprendizagem em sala de aula, com benefícios adquiridos através da comunicação realizada entre eles através da troca de experiências e discussões. Por fim, acreditamos que a troce de experiências através de vários relatos possam contribuir para que outros docentes possam também utilizar este recurso didático objetivando a motivação dos alunos assim como a elevação da qualidade tanto do ensino quanto da aprendizagem em matemática.