Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O USO DO SCRATCH COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DO CICLO DE VIDA E CONTROLE DO AEDES AEGYPTI

Palavra-chaves: CIÊNCIAS, SCRATCH, DENGUE Pôster (PO) Ciências Biológicas
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Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

As doenças trazidas pelo Aedes aegypti representam um problema de saúde pública em todo o Brasil, e que se agrava, pela diversidade de fatores de risco, acentuando a necessidade de ampliação das ações para a sua prevenção. Diante dos avanços da tecnologia dentro da sociedade e, principalmente, a inserção dos recursos da informática, em todas as modalidades e níveis de ensino, essa pesquisa pretende analisar as possíveis contribuições da utilização de uma sequência didática sobre a etiologia do mosquito A. Aegypti no processo de ensino e aprendizagem, tendo como ferramenta, o desenvolvimento de jogos na plataforma scratch. As ações acontecerão durante as aulas de ciências, como complementação ao trabalho desenvolvido em sala de aula com alunos do 7º ano das séries finais do ensino fundamental. O estudo de caso (BOGDAN; BIKLEN, 2013) será realizado em uma escola pública da região Sul de Campo Grande, MS, situada em um bairro que apresenta alto índice de infestação da dengue (SESAU, 2017). Para a coleta de dados serão aplicados questionários com questões abertas e fechadas. O estudo está sendo desenvolvido em parceria com o Núcleo de Tecnologia Educacional (NUTEC), vinculado à Secretaria Municipal de Educação (SEMED), de Campo Grande, MS, havendo a possibilidade de expansão para as outras escolas da rede municipal, após a realização desta pesquisa.

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