Este trabalho, resultado de um portfólio produzido na disciplina Infotecnologia no Ensino de Física, tem por objetivo refletir e apresentar a importância das tecnologias para o ensino da física, especialmente, o uso dos simuladores computacionais. Acredita-se que uso sistemático destes em sala de aula constitui-se uma nova forma de ensinar física. Dessa forma, é preciso investir no uso das tecnologias, a exemplo de simuladores, aplicativos, softwares, para que o ensino da Física torne-se motivador e possibilite aprendizagens significativas. Para apresentar reflexões acerca do uso das tecnologias no ensino da física, destacando o uso dos simuladores computacionais, foi realizado um estudo bibliográfico sobre a temática. Destacamos os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (BRASIL, 2000) e os (PCN+), com orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 2002), evidenciando a necessidade do uso das tecnologias no ensino de Física. Além disso, contribuíram com esse estudo os trabalhos de Veit e Teodoro (2002), que trata da relação da utilização dos simuladores computacionais para o ensino de Física, apresentando uma discussão sobre produção e uso destes. Concluimos nossas reflexões destacando a necessidade do uso das tecnologias no ensino de física. Além disso, evidenciamos o uso dos simuladores enquanto ferramenta pedagógica para o ensino da física. Contudo, é necessário conhecer os softwares e seus objetivos para que realmente possam possibilitar aprendizagens significativas.