O presente trabalho foi desenvolvido durante as aulas de Ciências, com alunos do sexto ano do ensino fundamental de uma escola publica no município de Natal, que apresentam dificuldades de aprendizagem ou baixo nível de rendimento.Nesta perspectiva, foi que se percebeu a necessidade de fazer uma consolidação e recursividade de conteúdos anteriormente trabalhados de forma dinâmica, envolvendo ativamente a participação e cooperação entre os alunos, incentivo a leitura e consequentemente a escrita. A dinâmica teve a duração de apenas uma hora aula, onde foram selecionadas previamente 30 questões referentes aos conteúdos ministrados, dentre eles: cadeia e teia alimentar, seres autótrofos, heterótrofos, produtores, consumidores e decompositores. Os estudantes foram divididos em dois grupos (meninos e meninas). O desafio proposto a todos era que o grupo que acertasse mais questões ganharia brindes (livros). Vale salientar ainda que todos os livros paradidáticos infantis foram doados a escola por uma instituição que estava desativando sua biblioteca. Após esta atividade foi perceptível a cooperação entre os participantes do mesmo grupo, apesar de ser uma “competição”, eles puderam também ser avaliados de forma natural sem a pressão de uma prova escrita, o que aumentou o rendimento de alguns estudantes também na prova bimestral, tendo um percentual de 30 % a mais de acertos.Conclui-se também que foi de grande valia para os estudantes tanto na consolidação da aprendizagem dos conteúdos de ciências estudados, quanto no incentivo que foi dado através da distribuição dos brindes dos livros infantis paradidáticos.