Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O CURRÍCULO E O ENSINO DE FÍSICA NA ESCOLA MÉDIA NO MUNICÍPIO DE MONTE DAS GAMELEIRAS - RN

Palavra-chaves: CURRÍCULO, PRATICA DOCENTE, ENSINO DE FÍSICA Comunicação Oral (CO) Física
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 28637
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 399
    "inscrito_id" => 393
    "titulo" => "O CURRÍCULO E O ENSINO DE FÍSICA NA ESCOLA MÉDIA NO MUNICÍPIO DE MONTE DAS GAMELEIRAS - RN"
    "resumo" => "Este artigo constitui-se de uma pesquisa semiestruturada desenvolvida na Escola Estadual Felismino José da Costa com os professores que lecionam a disciplina de física no ensino médio do município de Monte das Gameleiras-RN. Está pesquisa tem como objetivo analisar a concepção dos professores em relação ao currículo do ensino de física (conteúdos e ação curriculares) na escola média, buscando identificar a sua convicção sobre o currículo elaborado para o ensino de física e a pratica docente na disciplina de física. Tem como metodologia buscar levantamento de dados motivadores expressados por opiniões que possibilite uma reflexão sobre os desafios de ensinar essa disciplina para obter melhoria da disciplina física no currículo como conteúdo e no currículo como ação de maneira qualitativa para o ensino. Percebemos no decorrer da pesquisa que o ensino de física na escola pública, no município de Monte das Gameleiras-RN é ministrado de forma equivocada, ou seja, temos professores licenciados em outras disciplinas ministrando as aulas de física, pois há uma carência de profissionais formados nessa disciplina. Assim, outros professores atuam nesta disciplina apresentando o conhecimento de física como um produto acabado, apesar de sabermos que o conhecimento de física em si não é o bastante, pois deve ser entendido, sobretudo, como um instrumento para que professor possa aborda a realidade do aluno elaborado através dos conhecimentos (conteúdo) produzido em sala, assim melhorando a compreensão e capacidade do aluno permitindo ultrapassar o interesse do mesmo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Física"
    "palavra_chave" => "CURRÍCULO, PRATICA DOCENTE, ENSINO DE FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA5_ID393_01052017184409.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÂNGELA MARIA FREIRE DE AVELAR"
    "autor_nome_curto" => "ÂNGELA MARIA"
    "autor_email" => "angelaavelar15@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 28637
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 399
    "inscrito_id" => 393
    "titulo" => "O CURRÍCULO E O ENSINO DE FÍSICA NA ESCOLA MÉDIA NO MUNICÍPIO DE MONTE DAS GAMELEIRAS - RN"
    "resumo" => "Este artigo constitui-se de uma pesquisa semiestruturada desenvolvida na Escola Estadual Felismino José da Costa com os professores que lecionam a disciplina de física no ensino médio do município de Monte das Gameleiras-RN. Está pesquisa tem como objetivo analisar a concepção dos professores em relação ao currículo do ensino de física (conteúdos e ação curriculares) na escola média, buscando identificar a sua convicção sobre o currículo elaborado para o ensino de física e a pratica docente na disciplina de física. Tem como metodologia buscar levantamento de dados motivadores expressados por opiniões que possibilite uma reflexão sobre os desafios de ensinar essa disciplina para obter melhoria da disciplina física no currículo como conteúdo e no currículo como ação de maneira qualitativa para o ensino. Percebemos no decorrer da pesquisa que o ensino de física na escola pública, no município de Monte das Gameleiras-RN é ministrado de forma equivocada, ou seja, temos professores licenciados em outras disciplinas ministrando as aulas de física, pois há uma carência de profissionais formados nessa disciplina. Assim, outros professores atuam nesta disciplina apresentando o conhecimento de física como um produto acabado, apesar de sabermos que o conhecimento de física em si não é o bastante, pois deve ser entendido, sobretudo, como um instrumento para que professor possa aborda a realidade do aluno elaborado através dos conhecimentos (conteúdo) produzido em sala, assim melhorando a compreensão e capacidade do aluno permitindo ultrapassar o interesse do mesmo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Física"
    "palavra_chave" => "CURRÍCULO, PRATICA DOCENTE, ENSINO DE FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA5_ID393_01052017184409.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÂNGELA MARIA FREIRE DE AVELAR"
    "autor_nome_curto" => "ÂNGELA MARIA"
    "autor_email" => "angelaavelar15@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

Este artigo constitui-se de uma pesquisa semiestruturada desenvolvida na Escola Estadual Felismino José da Costa com os professores que lecionam a disciplina de física no ensino médio do município de Monte das Gameleiras-RN. Está pesquisa tem como objetivo analisar a concepção dos professores em relação ao currículo do ensino de física (conteúdos e ação curriculares) na escola média, buscando identificar a sua convicção sobre o currículo elaborado para o ensino de física e a pratica docente na disciplina de física. Tem como metodologia buscar levantamento de dados motivadores expressados por opiniões que possibilite uma reflexão sobre os desafios de ensinar essa disciplina para obter melhoria da disciplina física no currículo como conteúdo e no currículo como ação de maneira qualitativa para o ensino. Percebemos no decorrer da pesquisa que o ensino de física na escola pública, no município de Monte das Gameleiras-RN é ministrado de forma equivocada, ou seja, temos professores licenciados em outras disciplinas ministrando as aulas de física, pois há uma carência de profissionais formados nessa disciplina. Assim, outros professores atuam nesta disciplina apresentando o conhecimento de física como um produto acabado, apesar de sabermos que o conhecimento de física em si não é o bastante, pois deve ser entendido, sobretudo, como um instrumento para que professor possa aborda a realidade do aluno elaborado através dos conhecimentos (conteúdo) produzido em sala, assim melhorando a compreensão e capacidade do aluno permitindo ultrapassar o interesse do mesmo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.