ANÁLISE DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO PNLD 2012 PARA O CONTEÚDO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 28138 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 242 "inscrito_id" => 360 "titulo" => "ANÁLISE DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO PNLD 2012 PARA O CONTEÚDO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS" "resumo" => "Ao longo do processo histórico o livro didático aparece no cenário da educação no Brasil com uma das principais ferramentas de apoio aos professores e alunos no processo de ensino aprendizagem. Em muitos casos, ele acaba sendo o único recurso que os alunos possuem para ter acesso ao conhecimento. Por esta razão, é necessário que o professor de Química saiba analisar o livro a partir de critérios que contribuem para eleger um bom livro didático de Química. Um dos critérios importantes que deve ser analisado é o uso das atividades experimentais. No entanto, observa-se que as atividades experimentais apresentadas em alguns livros didáticos não correspondem às propostas sugeridas nos documentos curriculares oficiais, que por sua vez, enfatizam a necessidade de trabalhar as atividades práticas numa perspectiva problematizadora e investigativa, rompendo com a concepção empirista-indutivista. Dessa forma, este trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar como os livros didáticos de Química do PNLD 2012 apresentam as atividades experimentais para o conteúdo de ligações químicas. Trata-se de uma pesquisa de natureza quali-quantitativa. Para a análise das obras, utilizaram-se os critérios estabelecidos pelo trabalho de Santos (2006). Percebe-se a partir da análise realizada, que apenas uma obra (LQ4) obteve um nota satisfatória, atendendo a quase todos os critérios estabelecidos nesta análise. No entanto, 4 obras (LQ1, LQ2, LQ3 e LQ5), obtiveram notas abaixo do esperado, havendo ausência de muitas subcategorias analisadas. Portanto, torna-se importante que os professores possam fazer adaptações nestes roteiros, buscando atender os critérios analisados, com o objetivo de proporcionar uma experimentação que atenda aos objetivos de ensinar Química no contexto da educação básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, LIVROS DIDÁTICOS, ATIVIDADES EXPERIMENTAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA21_ID360_26042017140408.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABRICIA DE LIMA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "FABRICIA" "autor_email" => "fabriciaquimicauepb@yahoo" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 28138 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 242 "inscrito_id" => 360 "titulo" => "ANÁLISE DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO PNLD 2012 PARA O CONTEÚDO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS" "resumo" => "Ao longo do processo histórico o livro didático aparece no cenário da educação no Brasil com uma das principais ferramentas de apoio aos professores e alunos no processo de ensino aprendizagem. Em muitos casos, ele acaba sendo o único recurso que os alunos possuem para ter acesso ao conhecimento. Por esta razão, é necessário que o professor de Química saiba analisar o livro a partir de critérios que contribuem para eleger um bom livro didático de Química. Um dos critérios importantes que deve ser analisado é o uso das atividades experimentais. No entanto, observa-se que as atividades experimentais apresentadas em alguns livros didáticos não correspondem às propostas sugeridas nos documentos curriculares oficiais, que por sua vez, enfatizam a necessidade de trabalhar as atividades práticas numa perspectiva problematizadora e investigativa, rompendo com a concepção empirista-indutivista. Dessa forma, este trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar como os livros didáticos de Química do PNLD 2012 apresentam as atividades experimentais para o conteúdo de ligações químicas. Trata-se de uma pesquisa de natureza quali-quantitativa. Para a análise das obras, utilizaram-se os critérios estabelecidos pelo trabalho de Santos (2006). Percebe-se a partir da análise realizada, que apenas uma obra (LQ4) obteve um nota satisfatória, atendendo a quase todos os critérios estabelecidos nesta análise. No entanto, 4 obras (LQ1, LQ2, LQ3 e LQ5), obtiveram notas abaixo do esperado, havendo ausência de muitas subcategorias analisadas. Portanto, torna-se importante que os professores possam fazer adaptações nestes roteiros, buscando atender os critérios analisados, com o objetivo de proporcionar uma experimentação que atenda aos objetivos de ensinar Química no contexto da educação básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, LIVROS DIDÁTICOS, ATIVIDADES EXPERIMENTAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA21_ID360_26042017140408.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABRICIA DE LIMA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "FABRICIA" "autor_email" => "fabriciaquimicauepb@yahoo" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }