Dentre as inúmeras transformações ocorridas no Ensino de Física (EF) nas últimas décadas, encontram-se os debates sobre a inclusão efetiva dos conteúdos de Física Moderna e Contemporânea (FMC) nos currículos da Educação Básica, uma vez que esta temática mostra-se pertinente para a formação crítica dos discentes. Uma das formas de abordá-la é a partir do enfoque interdisciplinar e contextualizado da Nanociência e Nanotecnologia (N&N). Neste sentido, analisou-se o Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF) e a Revista Brasileira de Ensino de Física (RBEF), a fim de identificar e contabilizar os artigos que versam sobre N&N no EF, visando investigar se os respectivos periódicos fornecem um bom arcabouço teórico, que sirva para subsidiar a formação de docentes e, consequentemente, a formação na Educação Básica, a respeito da N&N. A investigação ocorreu entre os meses de janeiro e março de 2017, nos portais da RBEF, publicação de acesso livre da Sociedade Brasileira de Física (SBF); e do CBEF, periódico também de acesso livre da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A escolha das referidas revistas deu-se pelo fato de que elas estão entre as mais referenciadas na área de EF, assim como, por apresentarem um excelente conceito qualis, na área de ensino, junto à plataforma da CAPES. Constatou-se a existência de um número muito pequeno de artigos publicados que abordam a temática N&N, voltada para o EF, dificultando a sua problematização em sala de aula, na formação de professores e, por conseguinte, no ensino básico.