ESTÁGIO SUPERVISIONADO III: UMA PROPOSTA DE ENSINO DA TRIGONOMETRIA UTILIZANDO JOGO NO POWERPOINT
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 28469 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 239 "inscrito_id" => 609 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO III: UMA PROPOSTA DE ENSINO DA TRIGONOMETRIA UTILIZANDO JOGO NO POWERPOINT" "resumo" => "O relato consiste na apresentação de uma experiência vivenciada no Estágio Supervisionado III do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, realizada no período 2016.2, em uma escola estadual de ensino fundamental e médio, na turma de Matemática, no turno da noite. Uma das preocupações durante o estágio foi contribuir para a aprendizagem dos estudantes, uma vez que estes se mostravam desmotivados pela Matemática. Assim, optou-se por desenvolver uma estratégia pedagógica diferenciada, utilizando e propondo um jogo digital envolvendo situações problemas, atividade que pode ser explorada, abordando a inserção das Tecnologias Digitais no contexto da Educação Matemática. Apresentando como objetivo geral trabalhar os conceitos relacionados ao ensino da Trigonometria a partir do jogo digital ‘Scooby Doo, where are you! Mistérios e Matemática’ e do método utilizado para sua aplicação em sala de aula., destacando a receptividade da metodologia desenvolvida, as expectativas de aprendizagens dos sujeitos envolvidos no processo, bem como os limites e as possibilidades percebidas durante o período de estágio. Realizamos a explicitação e a análise da utilização do recurso pedagógico, O qual foi bastante produtivo, os presentes alunos se envolveram, testaram seus conhecimentos e esclareceram suas dúvidas. Por fim, são apresentadas algumas reflexões acerca da experiência vivenciada destacando as contribuições dessa prática para a formação docente e de que forma o uso de metodologias diferenciadas podem contribuir no processo de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Matemática" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO III, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, JOGOS DIGITAIS, TRIGONOMETRIA, TRIGONOMETRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA1_ID609_26042017100550.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA MARINALVA DE OLIVEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARINALVA" "autor_email" => "mdmmarinalva590@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 28469 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 239 "inscrito_id" => 609 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO III: UMA PROPOSTA DE ENSINO DA TRIGONOMETRIA UTILIZANDO JOGO NO POWERPOINT" "resumo" => "O relato consiste na apresentação de uma experiência vivenciada no Estágio Supervisionado III do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, realizada no período 2016.2, em uma escola estadual de ensino fundamental e médio, na turma de Matemática, no turno da noite. Uma das preocupações durante o estágio foi contribuir para a aprendizagem dos estudantes, uma vez que estes se mostravam desmotivados pela Matemática. Assim, optou-se por desenvolver uma estratégia pedagógica diferenciada, utilizando e propondo um jogo digital envolvendo situações problemas, atividade que pode ser explorada, abordando a inserção das Tecnologias Digitais no contexto da Educação Matemática. Apresentando como objetivo geral trabalhar os conceitos relacionados ao ensino da Trigonometria a partir do jogo digital ‘Scooby Doo, where are you! Mistérios e Matemática’ e do método utilizado para sua aplicação em sala de aula., destacando a receptividade da metodologia desenvolvida, as expectativas de aprendizagens dos sujeitos envolvidos no processo, bem como os limites e as possibilidades percebidas durante o período de estágio. Realizamos a explicitação e a análise da utilização do recurso pedagógico, O qual foi bastante produtivo, os presentes alunos se envolveram, testaram seus conhecimentos e esclareceram suas dúvidas. Por fim, são apresentadas algumas reflexões acerca da experiência vivenciada destacando as contribuições dessa prática para a formação docente e de que forma o uso de metodologias diferenciadas podem contribuir no processo de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Matemática" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO III, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, JOGOS DIGITAIS, TRIGONOMETRIA, TRIGONOMETRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA1_ID609_26042017100550.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA MARINALVA DE OLIVEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARINALVA" "autor_email" => "mdmmarinalva590@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }