O ato de pesquisar pode ser um dos recursos para a formação inicial do professor. Por haver visões do que significa formar um professor pesquisador, nosso artigo discute alguns resultados obtidos em projeto colaborativo de pesquisa em rede vinculado ao Programa Observatório da Educação, CAPES, com meta de fomentar estudos e pesquisas em educação e objetiva proporcionar a articulação entre pós-graduação, licenciaturas e escolas de educação básica, assim como estimular a produção acadêmica. Da aplicação de questionários, relatamos impactos do trabalho colaborativo de pesquisa na formação do professor pesquisador de dois dos oito graduandos inseridos em nosso projeto ao longo de três anos. Foi de experiência única aos professores em formação a oportunidade de inserção ativa em um projeto de abordagem colaborativa e de pesquisa em educação matemática. Os resultados comprovam a importância de apoio financeiro governamental para atividades no desenvolvimento pré-profissional de professores e na pesquisa. A implantação do Programa OBEDUC na CAPES problematiza novos rumos nas políticas educacionais de formação de professores pesquisadores brasileiros ao proporcionar interação e trabalho de forma conjunta, ao integrar alunos de graduação, pós-graduação e professores em exercício em um mesmo projeto, processo e objetivo.