A Botânica por ser uma disciplina com grande aporte de conceito, mostra que o uso de procedimentos tradicionais traz consigo, diversos entraves mostrando a necessidade de uma maior demanda de modelos didáticos. Objetivamos analisar a influência da construção de modelos didáticos relacionados à temática de botânica, com o intuito principal de promover uma estratégia de aprendizagem. O estudo foi realizado com alunos do 6° ano do ensino fundamental, durante as visitas exploratórias, foram realizados pré e pós-teste, com perguntas objetivas e uma discursiva. Os alunos se organizaram em grupos de 8 integrantes, em que cada equipe iria fazer o esquema da fotossíntese. No primeiro resultado, observamos que os questionamentos apresentavam um certo grau de semelhanças, após a aula prática eles continham uma maior complexidade. Na questão dois do pré-teste foram registrados 9 acertos e 47 erros, após a construção do recurso, o número de acertos aumentou para 54 e apenas 2 erros. Na terceira, tivemos 13 acertos e 43 erros, no pós- teste o número de acertos aumentou para 55 e 1 erro. A quarta o número de erros no pré-teste (49 erros), sobressai ao número de acertos (9 acertos), de forma contraria ocorre no pós-teste, em que o número de acertos (35 acertos) é maior que o número de erros (21 erros), na última questão 54 erros e 2 acertos, no pós-teste tivemos 47 acertos e 9 erros. Desta forma o uso de novas metodologias favorece o conhecimento dos discentes e contribui para o ensino-aprendizagem dos conteúdos da botânica.