INVESTIGANDO AS AÇÕES PIBID QUÍMICA CCA/UFPB DESENVOLVIDAS NA ESCOLA PARTICIPANTE
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 28583 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 796 "inscrito_id" => 815 "titulo" => "INVESTIGANDO AS AÇÕES PIBID QUÍMICA CCA/UFPB DESENVOLVIDAS NA ESCOLA PARTICIPANTE" "resumo" => "Um dos principais problemas encontrados na maioria dos cursos de licenciatura é a falta de aproximação entre a universidade e a escola, sobretudo na formação teórica obtida na universidade e a realidade escolar com que o futuro professor irá se deparar no exercício de suas atividades profissionais. Ante o exposto são necessárias mudanças curriculares e projetos que propiciem aos discentes, integrar teoria e prática; dentre esses, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) se destaca por possui uma parceria entre o governo federal, a universidade e a escola, tornando-se um instrumento facilitador dessa integração tendo, como principal característica, a valorização dos processos de produção do saber docente partindo de práticas do dia-a-dia. Diante do exposto e sabendo da relevância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência objetivou-se, com o presente trabalho, investigar as ações PIBID/QUÍMICA/CCA/UFPB desenvolvidas na escola participante, durante os anos de 2014, 2015 e 2016. A pesquisa se fundamenta na investigação das ações desenvolvidas pelo PIBID QUÍMICA CCA/UFPB na escola participante, por meio de um mapeamento realizado no site do subprojeto, o qual disponibiliza, em seu espaço virtual (http://www.pibidquimicacca.com) o acesso a todas as ações realizadas. Com base nos resultados obtidos verificou-se que o PIBID/QUÍMICA/CCA/UFPB vem contemplando os objetivos do programa uma vez que tem possibilitado o desenvolvimento de novas estratégias e assim contribuído com a formação inicial dos bolsistas, com a escola da rede pública e com seus alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Química" "palavra_chave" => "LICENCIATURA, ESCOLA PÚBLICA, METODOLOGIAS INOVADORAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA6_ID815_13052017220611.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CRISTINA QUARESMA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CRISTINA" "autor_email" => "cristhynavc8@gmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 28583 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 796 "inscrito_id" => 815 "titulo" => "INVESTIGANDO AS AÇÕES PIBID QUÍMICA CCA/UFPB DESENVOLVIDAS NA ESCOLA PARTICIPANTE" "resumo" => "Um dos principais problemas encontrados na maioria dos cursos de licenciatura é a falta de aproximação entre a universidade e a escola, sobretudo na formação teórica obtida na universidade e a realidade escolar com que o futuro professor irá se deparar no exercício de suas atividades profissionais. Ante o exposto são necessárias mudanças curriculares e projetos que propiciem aos discentes, integrar teoria e prática; dentre esses, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) se destaca por possui uma parceria entre o governo federal, a universidade e a escola, tornando-se um instrumento facilitador dessa integração tendo, como principal característica, a valorização dos processos de produção do saber docente partindo de práticas do dia-a-dia. Diante do exposto e sabendo da relevância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência objetivou-se, com o presente trabalho, investigar as ações PIBID/QUÍMICA/CCA/UFPB desenvolvidas na escola participante, durante os anos de 2014, 2015 e 2016. A pesquisa se fundamenta na investigação das ações desenvolvidas pelo PIBID QUÍMICA CCA/UFPB na escola participante, por meio de um mapeamento realizado no site do subprojeto, o qual disponibiliza, em seu espaço virtual (http://www.pibidquimicacca.com) o acesso a todas as ações realizadas. Com base nos resultados obtidos verificou-se que o PIBID/QUÍMICA/CCA/UFPB vem contemplando os objetivos do programa uma vez que tem possibilitado o desenvolvimento de novas estratégias e assim contribuído com a formação inicial dos bolsistas, com a escola da rede pública e com seus alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Química" "palavra_chave" => "LICENCIATURA, ESCOLA PÚBLICA, METODOLOGIAS INOVADORAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA6_ID815_13052017220611.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CRISTINA QUARESMA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CRISTINA" "autor_email" => "cristhynavc8@gmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }