AS CONCEPÇÕES DOS DISCENTES DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA DA UFRPE SOBRE LGBTS, GENÉTICA E SEXUALIDADE
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 28197 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 629 "inscrito_id" => 377 "titulo" => "AS CONCEPÇÕES DOS DISCENTES DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA DA UFRPE SOBRE LGBTS, GENÉTICA E SEXUALIDADE" "resumo" => "O desejo nas escolhas afetivo-sexuais são perfis comportamentais complexos na espécie humana, a evolução do comportamento possui bases biológicas moldadas pela seleção natural e deriva genética que vem sendo desvendada pela epigenética. As variedades dessas características nos tornam únicos e vem construindo a história da arte de diferentes movimentos político-sociais, religiosos e da medicina. Nos PCNs de Ciências temas como a sexualidade e orientação sexual estão incorporados como transversais e devem ser apresentados, inicialmente, pelos professores de biologia em sala de aula, essa abordagem determina a aproximação ou não com os educandos. Com o objetivo de conhecer os perfis dos licenciandos, em ciências biológicas da UFRPE, sobre genética e sexualidade das populações LGBTs foi realizado um questionário semiestruturado online com dezesseis questões. Entre as questões de genética a maior dificuldade foi a incompreensão de que os genes apresentam penetrância e expressividade variada. Em relações as questões psico-biológicas e político-sociais de 10% a 40% dos entrevistados tem dificuldade de entender a importância do erotismo nas relações entre casais, da mesma forma que tem dificuldade em aceitar a educação sexual no ensino médio e a aceitação do casamento civil homoafetivo. Assim, a primeira intervenção necessária para desconstruir preconceitos em relação aos grupos LGBTs deve começar na própria universidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ciências Biológicas" "palavra_chave" => "BIOGÊNERO, EPIGENÉTICA, CIÊNCIAS POLÍTICAS-SOCIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA8_ID377_02052017195007.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA EVENY SANTANA SILVA" "autor_nome_curto" => "DÉBORA EVENY " "autor_email" => "deboraevenny18@hotmail.co" "autor_ies" => "UFRPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 28197 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 629 "inscrito_id" => 377 "titulo" => "AS CONCEPÇÕES DOS DISCENTES DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA DA UFRPE SOBRE LGBTS, GENÉTICA E SEXUALIDADE" "resumo" => "O desejo nas escolhas afetivo-sexuais são perfis comportamentais complexos na espécie humana, a evolução do comportamento possui bases biológicas moldadas pela seleção natural e deriva genética que vem sendo desvendada pela epigenética. As variedades dessas características nos tornam únicos e vem construindo a história da arte de diferentes movimentos político-sociais, religiosos e da medicina. Nos PCNs de Ciências temas como a sexualidade e orientação sexual estão incorporados como transversais e devem ser apresentados, inicialmente, pelos professores de biologia em sala de aula, essa abordagem determina a aproximação ou não com os educandos. Com o objetivo de conhecer os perfis dos licenciandos, em ciências biológicas da UFRPE, sobre genética e sexualidade das populações LGBTs foi realizado um questionário semiestruturado online com dezesseis questões. Entre as questões de genética a maior dificuldade foi a incompreensão de que os genes apresentam penetrância e expressividade variada. Em relações as questões psico-biológicas e político-sociais de 10% a 40% dos entrevistados tem dificuldade de entender a importância do erotismo nas relações entre casais, da mesma forma que tem dificuldade em aceitar a educação sexual no ensino médio e a aceitação do casamento civil homoafetivo. Assim, a primeira intervenção necessária para desconstruir preconceitos em relação aos grupos LGBTs deve começar na própria universidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ciências Biológicas" "palavra_chave" => "BIOGÊNERO, EPIGENÉTICA, CIÊNCIAS POLÍTICAS-SOCIAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA8_ID377_02052017195007.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:25" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA EVENY SANTANA SILVA" "autor_nome_curto" => "DÉBORA EVENY " "autor_email" => "deboraevenny18@hotmail.co" "autor_ies" => "UFRPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }