A partir de estudos bibliográficos, percebe-se a importância do ensino de Ciências, inter-relacionados à Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), na formação de um cidadão, tornando-o mais crítico e participativo. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é a avaliação do enfoque sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade, no ensino de Ciências, em escolas do município de Jaciara-MT. A pesquisa é qualitativa, tendo como amostra, para a coleta de dados, sete professores que atuam na disciplina de Ciências nos anos finais do ensino fundamental, em três escolas, E.E. Santo Antônio, E.E. Prefeito Artur Ramos e Escola Municipal Professora Maria Villany Delmondes. Para a primeira etapa, será realizada uma reunião com os envolvidos na pesquisa, para os devidos esclarecimentos e, posteriormente, serão enviados por e-mail, questionários contendo cinco questões com enfoque CTS. Após obter informações em relação à percepção e dos professores em relação ao enfoque CTS, serão realizadas observações em sala de aula, com auxílio do diário de campo, para as devidas anotações. A análise dos dados será realizada em duas etapas, objetivando o detalhamento dos resultados obtidos, sendo desenvolvidas aos moldes da Análise Textual Discursiva. Espera-se que os sujeitos pesquisados possam atuar ou deem continuidade, caso atuem, a esta prática pedagógica, consolidando-a na região de Jaciara e servindo como modelo para demais localidades, a difusão dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais, que abordam a importância da integração entre CTS, enfatizam conteúdos socialmente relevantes e processo de discussão coletiva de temas e problemas de significado e importância do cotidiano dos alunos.