Este trabalho tem o objetivo de relatar uma experiência vivenciada pelos iniciantes à docência (ID’s) do PIBID- Programa de Iniciação à Docência do curso de Física da Universidade Católica de Pernambuco em uma escola da rede estadual de PE. Propomos a ideia de uma discussão através de um júri simulado, julgando ser uma ótima estratégia didática para debater a geração nuclelétrica. Esta atividade foi realizada com alunos do 3º ano do ensino médio, onde eles tiveram apoio e autonomia nas pesquisas e elaboração dos argumentos a ser debatidos. Antes e depois da execução do júri aplicamos um questionário com questões relacionadas à física envolvida na técnica de funcionamento dessas usinas, com o objetivo de analisar se houve uma melhora no desempenho dos alunos. Constatamos que houve um aumento no índice de acerto das questões em relação ao primeiro questionário, evidenciando boa relação ensino-aprendizagem. O uso do júri simulado mostrou-se uma ótima ferramenta didática para o ensino de ciências, especificamente pelo envolvimento e entusiasmo dos alunos na promoção do debate.