Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

CRISTAIS METÁLICOS: UMA PROPOSTA PARA A PRÁTICA DA QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL

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Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

A Experimentação contribui para a caracterização do método investigativo da ciência. É apontada como relevante e ressaltada a sua função pedagógica como auxiliar na compreensão dos fenômenos químicos. Portanto, desperta forte interesse entre os alunos, proporcionando um caráter motivador, lúdico, essencialmente vinculado aos sentidos. As atividades experimentais possibilitam que o aluno construa seu conhecimento. No ensino de Ciências as atividades experimentais não devem ser desvinculadas das aulas teóricas, das discussões em grupo e de outras formas de aprender. Este trabalho propõe uma experimentação de formação de cristais metálicos no componente Química Inorgânica Experimental, objetivando demonstrar na prática conteúdos tais como: estruturas cristalinas e ligações químicas. A escolha de elementos metálicos para as aulas de formação de cristais metálicos é importante, estes tem a capacidade de apresentar colorações metálicas distintas em seus cristais, podendo ser estímulo para despertar a atenção e curiosidade dos alunos ao observar os fenômenos. Para esta experiência foi escolhido o elemento químico Bismuto por apresentar algumas propriedades interessantes, como a formação de cristais na forma de escadas e que desenvolve coloração variada ao reagir com o oxigênio do ar. A experimentação teve como fundamentação a obtenção de cristais do metal que após atingir seu ponto de fusão e sofrer resfriamento houve a formação do cristal. O experimento foi gerador de discussão e visto como motivador. Para esta aula experimental é importante que o professor apresente uma discussão sobre as temáticas envolvidas: Ligações Químicas; Cristais Metálicos e Estruturas Cristalinas.

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