Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTAÇÃO DE TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS EM ELÉTRICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: ELETROQUÍMICA, APRENDIZAGEM, EXPERIMENTAÇÃO Pôster (PO) Química
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 28099
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 369
    "inscrito_id" => 1672
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTAÇÃO DE TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS EM ELÉTRICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Esse trabalho foi realizado com o intuito de mostrar o funcionamento de equipamentos eletrônicos a partir da construção de baterias e pilhas caseiras de baixo custo, explorando o modelo teórico da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Onde utilizamos experimentos de reações químicas para gerar energia elétrica em nossos aparelhos eletrônicos. Um questionário em grupo após uma explicação teórica dos alunos da E.M.F de São João Batista, na turma do 8º ano, foram analisados para melhor compreensão e resultado experimentais. Com a prática do experimento a analise, o questionário foi utilizado como base, pois a conversão de energia química em energia elétrica feita em sala de aula compreende a conceitos físicos e químicos abordados a conteúdos de ciências do ensino fundamental e também de Física e Química do ensino médio. Sendo assim a análise dos questionários apontaram que o experimento com matérias de fácil aceso pode ser um recurso privilegiado de acompanhamento e forma avaliativa do processo de ensino-aprendizagem no ensino de eletroquímica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Química"
    "palavra_chave" => "ELETROQUÍMICA, APRENDIZAGEM, EXPERIMENTAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA6_ID1672_01052017151535.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILVIA SUELY SANCHES COSTA"
    "autor_nome_curto" => "SILVIA SANCHES"
    "autor_email" => "silvinhasanches@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ-UFPA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 28099
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 369
    "inscrito_id" => 1672
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTAÇÃO DE TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS EM ELÉTRICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Esse trabalho foi realizado com o intuito de mostrar o funcionamento de equipamentos eletrônicos a partir da construção de baterias e pilhas caseiras de baixo custo, explorando o modelo teórico da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Onde utilizamos experimentos de reações químicas para gerar energia elétrica em nossos aparelhos eletrônicos. Um questionário em grupo após uma explicação teórica dos alunos da E.M.F de São João Batista, na turma do 8º ano, foram analisados para melhor compreensão e resultado experimentais. Com a prática do experimento a analise, o questionário foi utilizado como base, pois a conversão de energia química em energia elétrica feita em sala de aula compreende a conceitos físicos e químicos abordados a conteúdos de ciências do ensino fundamental e também de Física e Química do ensino médio. Sendo assim a análise dos questionários apontaram que o experimento com matérias de fácil aceso pode ser um recurso privilegiado de acompanhamento e forma avaliativa do processo de ensino-aprendizagem no ensino de eletroquímica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Química"
    "palavra_chave" => "ELETROQUÍMICA, APRENDIZAGEM, EXPERIMENTAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA6_ID1672_01052017151535.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILVIA SUELY SANCHES COSTA"
    "autor_nome_curto" => "SILVIA SANCHES"
    "autor_email" => "silvinhasanches@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ-UFPA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

Esse trabalho foi realizado com o intuito de mostrar o funcionamento de equipamentos eletrônicos a partir da construção de baterias e pilhas caseiras de baixo custo, explorando o modelo teórico da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Onde utilizamos experimentos de reações químicas para gerar energia elétrica em nossos aparelhos eletrônicos. Um questionário em grupo após uma explicação teórica dos alunos da E.M.F de São João Batista, na turma do 8º ano, foram analisados para melhor compreensão e resultado experimentais. Com a prática do experimento a analise, o questionário foi utilizado como base, pois a conversão de energia química em energia elétrica feita em sala de aula compreende a conceitos físicos e químicos abordados a conteúdos de ciências do ensino fundamental e também de Física e Química do ensino médio. Sendo assim a análise dos questionários apontaram que o experimento com matérias de fácil aceso pode ser um recurso privilegiado de acompanhamento e forma avaliativa do processo de ensino-aprendizagem no ensino de eletroquímica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.