A partir da prática docente e a participação em projetos acadêmicos, podemos notar em diversas ocasiões, que a utilização de recursos metodológicos mais atrativos para os alunos desperta um maior interesse na execução de atividades matemáticas. Partindo do pressuposto da necessidade de uma aprendizagem eficaz das quatro operações no ensino fundamental por ser significativa e relevante para o restante da vida acadêmica dos alunos no ramo da matemática e demais áreas afins. Portanto, apresentamos uma intervenção realizada em uma escola pública do Ceará, objetivando proporcionar aos docentes a análise de uma atividade executada com o foco em melhorar o processo de ensino e aprendizagem das quatro operações básicas da matemática. Aplicamos a atividade com 12 (doze) alunos com idades entre 13 e 14 anos matriculados no 8° ano do Ensino Fundamental. Conseguimos notar que mais da metade dos alunos não possuíam as habilidades básicas para tratar as representações básicas das quatro operações, mas que com os jogos matemáticos, foi proporcionado aos discentes uma melhor oportunidade de interação com os dados matemáticos, além do estímulo naturalmente gerado com a utilização do recurso. Por fim, percebemos que, com o uso dos jogos matemáticos, os alunos buscaram entender qual o real conceito das quatro operações matemáticas e como elas podem ser utilizadas em seu cotidiano, proporcionando a absorção dos reais conceitos de tais operações.