A pesquisa apresenta um tema muito debatido, mais que não apresenta destaque significativo entre os profissionais da educação, pois com calendários apertados e com poucos investimentos em estruras fisicas nas escolas, tem sido constantemente deixada de lado, contudo a experimentação como metodologia, deve ser vista pelo professor como uma vantagem frente as dificuldades, pois um de seus pontos fortes são os baixos custos financeiros exigindo apenas um pouco mais de dedicação e tempo do mesmo, obtendo um exito maior no processo de ensino aprendizagem do educando. Dessa forma foi realizado uma aula de física na turma do 9ª ano fundamental, E.M.E.F São João Batista associando a prática aqui representada pelo motor elétrico, onde será apresentado o tema electromagnetismo de forma experimental e a partir dai avaliando três pontos principais, sendo eles, atenção, fixação dos conteúdos e curiosidade em relação aos conceitos. Através do trabalho aplicado obtivemos resultados satisfatórios em relação a prática aplicada. Contudo isso podemos observar que a experimentação é uma ferramenta de extrema importância no processo de ensino e aprendizagem.