Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

EXPERIMENTAÇÃO: UMA ABORDAGEM NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NO TEMA ELETROMAGNETISMO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, EXPERIMENTAÇÃO, APRENDIZAGEM Pôster (PO) Física
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 28512
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 178
    "inscrito_id" => 1018
    "titulo" => "EXPERIMENTAÇÃO: UMA ABORDAGEM NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NO TEMA ELETROMAGNETISMO"
    "resumo" => "A pesquisa apresenta um tema muito debatido, mais que não apresenta destaque significativo entre os profissionais da educação, pois com calendários apertados e com poucos investimentos em estruras fisicas nas escolas, tem sido constantemente deixada de lado, contudo a experimentação como metodologia, deve ser vista pelo professor como uma vantagem frente as dificuldades, pois um de seus pontos fortes são os baixos custos financeiros exigindo apenas um pouco mais de dedicação e tempo do mesmo, obtendo um exito maior no processo de ensino aprendizagem do educando. Dessa forma foi realizado uma aula de física na turma do 9ª ano fundamental, E.M.E.F São João Batista associando a prática aqui representada pelo motor elétrico, onde será apresentado o tema electromagnetismo de forma experimental e a partir dai avaliando três pontos principais, sendo eles, atenção, fixação dos conteúdos e curiosidade em relação aos conceitos. Através do trabalho aplicado obtivemos resultados satisfatórios em relação a prática aplicada. Contudo isso podemos observar que a experimentação é uma ferramenta de extrema importância no processo de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Física"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, EXPERIMENTAÇÃO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA5_ID1018_15042017120234.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOAO NILSON SOUSA DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "JOAO N S DE MEL"
    "autor_email" => "jntecsousa@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 28512
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 178
    "inscrito_id" => 1018
    "titulo" => "EXPERIMENTAÇÃO: UMA ABORDAGEM NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NO TEMA ELETROMAGNETISMO"
    "resumo" => "A pesquisa apresenta um tema muito debatido, mais que não apresenta destaque significativo entre os profissionais da educação, pois com calendários apertados e com poucos investimentos em estruras fisicas nas escolas, tem sido constantemente deixada de lado, contudo a experimentação como metodologia, deve ser vista pelo professor como uma vantagem frente as dificuldades, pois um de seus pontos fortes são os baixos custos financeiros exigindo apenas um pouco mais de dedicação e tempo do mesmo, obtendo um exito maior no processo de ensino aprendizagem do educando. Dessa forma foi realizado uma aula de física na turma do 9ª ano fundamental, E.M.E.F São João Batista associando a prática aqui representada pelo motor elétrico, onde será apresentado o tema electromagnetismo de forma experimental e a partir dai avaliando três pontos principais, sendo eles, atenção, fixação dos conteúdos e curiosidade em relação aos conceitos. Através do trabalho aplicado obtivemos resultados satisfatórios em relação a prática aplicada. Contudo isso podemos observar que a experimentação é uma ferramenta de extrema importância no processo de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Física"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, EXPERIMENTAÇÃO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA5_ID1018_15042017120234.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOAO NILSON SOUSA DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "JOAO N S DE MEL"
    "autor_email" => "jntecsousa@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

A pesquisa apresenta um tema muito debatido, mais que não apresenta destaque significativo entre os profissionais da educação, pois com calendários apertados e com poucos investimentos em estruras fisicas nas escolas, tem sido constantemente deixada de lado, contudo a experimentação como metodologia, deve ser vista pelo professor como uma vantagem frente as dificuldades, pois um de seus pontos fortes são os baixos custos financeiros exigindo apenas um pouco mais de dedicação e tempo do mesmo, obtendo um exito maior no processo de ensino aprendizagem do educando. Dessa forma foi realizado uma aula de física na turma do 9ª ano fundamental, E.M.E.F São João Batista associando a prática aqui representada pelo motor elétrico, onde será apresentado o tema electromagnetismo de forma experimental e a partir dai avaliando três pontos principais, sendo eles, atenção, fixação dos conteúdos e curiosidade em relação aos conceitos. Através do trabalho aplicado obtivemos resultados satisfatórios em relação a prática aplicada. Contudo isso podemos observar que a experimentação é uma ferramenta de extrema importância no processo de ensino e aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.