METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM
CIÊNCIAS: A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO.
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 28614 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 432 "inscrito_id" => 1100 "titulo" => """ METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM\r\n CIÊNCIAS: A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO. """ "resumo" => "Partindo da perspectiva de que em nossa sociedade a escola desempenha um papel de grande relevância na formação de crianças, jovens e adultos, não unicamente de transmissora de conhecimentos sistematizados, mas contribuir para a formação do cidadão, através de um trabalho contextualizado e crítico. É necessário que a escola seja capaz de exercer sua autonomia didático-pedagógica, ampliando o pluralismo de ideais, respondendo às necessidades da comunidade, possibilitando a intervenção e transformação da realidade social. Como mediador da aprendizagem, o professor necessita contextualizar a fundamentação teórica com a prática, para uma ação mais coerente com a sala de aula. Muitos discentes, futuros professores, sentem dificuldades em realizar a mediação didática, transformar o saber teórico em saber escolar. O trabalho teve como objetivo incentivar os educandos professores, bem como os docentes que já atuam ou não em escolas do ensino médio e fundamental, a refletir sobre a sua mediação didática, colaborando com a construção dos saberes através da investigação, construção e utilização de estratégias e materiais didáticos. O trabalho foi desenvolvido na escola Ferreira Itajubá, em Natal/RN. Foram realizadas aulas práticas alternativas e desenvolvimento de materiais didáticos como jogos e modelos nas subáreas de Biologia Celular, Genética, Zoologia, e Educação Ambiental, possibilitando aos discentes um maior aprofundamento dos conhecimentos dentro das subáreas das ciências biológicas. O desenvolvimento e aplicação de metodologia e estratégias como oficinas, modelização, jogos, palestras e aulas dialogadas, oportunizaram ao discente futuro professor, viabilizar uma aprendizagem significativa de conceitos, procedimento e atitudes essenciais ao ensino de ciências." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ciências Biológicas" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE BIOLOGIA, MEDIAÇÃO DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA8_ID1100_01052017220850.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NÁGILA NAIARA DE CARVALHO FRANÇA" "autor_nome_curto" => "NÁGILA FRANÇA" "autor_email" => "naiara.carvalhofranca@gma" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 28614 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 432 "inscrito_id" => 1100 "titulo" => """ METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM\r\n CIÊNCIAS: A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO. """ "resumo" => "Partindo da perspectiva de que em nossa sociedade a escola desempenha um papel de grande relevância na formação de crianças, jovens e adultos, não unicamente de transmissora de conhecimentos sistematizados, mas contribuir para a formação do cidadão, através de um trabalho contextualizado e crítico. É necessário que a escola seja capaz de exercer sua autonomia didático-pedagógica, ampliando o pluralismo de ideais, respondendo às necessidades da comunidade, possibilitando a intervenção e transformação da realidade social. Como mediador da aprendizagem, o professor necessita contextualizar a fundamentação teórica com a prática, para uma ação mais coerente com a sala de aula. Muitos discentes, futuros professores, sentem dificuldades em realizar a mediação didática, transformar o saber teórico em saber escolar. O trabalho teve como objetivo incentivar os educandos professores, bem como os docentes que já atuam ou não em escolas do ensino médio e fundamental, a refletir sobre a sua mediação didática, colaborando com a construção dos saberes através da investigação, construção e utilização de estratégias e materiais didáticos. O trabalho foi desenvolvido na escola Ferreira Itajubá, em Natal/RN. Foram realizadas aulas práticas alternativas e desenvolvimento de materiais didáticos como jogos e modelos nas subáreas de Biologia Celular, Genética, Zoologia, e Educação Ambiental, possibilitando aos discentes um maior aprofundamento dos conhecimentos dentro das subáreas das ciências biológicas. O desenvolvimento e aplicação de metodologia e estratégias como oficinas, modelização, jogos, palestras e aulas dialogadas, oportunizaram ao discente futuro professor, viabilizar uma aprendizagem significativa de conceitos, procedimento e atitudes essenciais ao ensino de ciências." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ciências Biológicas" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO DE BIOLOGIA, MEDIAÇÃO DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA8_ID1100_01052017220850.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NÁGILA NAIARA DE CARVALHO FRANÇA" "autor_nome_curto" => "NÁGILA FRANÇA" "autor_email" => "naiara.carvalhofranca@gma" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }