CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: UMA ANÁLISE NO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 28322 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 496 "inscrito_id" => 542 "titulo" => "CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: UMA ANÁLISE NO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "As transformações ocorridas na sociedade ao longo dos tempo tem relação direta com a ciência e a tecnologia, compreendendo a vida moderna como resultado de mudanças proporcionadas, a partir dessa junção. O ambiente escolar, promovido por e para a sociedade, tem dentre seus objetivos, a formação básica do cidadão a partir da compreensão do ambiente social e tecnológico. Essa tem sido a principal proposição dos currículos com ênfase em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Nesta perspectiva, analisou-se as concepções de estudantes do 9º ano Ensino Fundamental, em uma escola da rede estadual de ensino, do município de Cajazeiras-PB sobre o enfoque CTS, através da visão e da formação inicial dos/as discentes quanto a existência ou não da percepção sobre a temática. Em uma breve discussão, os discentes se posicionaram com relação a temática, a partir de duas ações norteadoras: leitura de três afirmativas sobre a temática e a segunda, constituía-se de três questionamentos. Na análise dos dados, foi possível observar que existe a valorização da ciência por parte dos/as estudantes, embora associem tecnologia limitadamente aos meios de comunicação. Constatou-se que existe a concepção de CTS pelos/as discentes, através de conhecimentos empíricos que construiram ao longo de sua formação. A escola, a família e a sociedade, tem papel fundamental no desenvolvimento destas concepções. Desta forma, torna-se necessário que os currículos da educação básica e a formação continuada de docentes, contemplem a temática CTS, para promover reflexões concretas sobre o mundo vivencial a partir da abordagem curricular significativa e problematizadora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE, ENSINO DE CIÊNCIAS, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA21_ID542_02052017115317.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUILHERME ANGELO MOREIRA BERNARDO" "autor_nome_curto" => "GUILHERME" "autor_email" => "guilhermesa1996@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 28322 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 496 "inscrito_id" => 542 "titulo" => "CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: UMA ANÁLISE NO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "As transformações ocorridas na sociedade ao longo dos tempo tem relação direta com a ciência e a tecnologia, compreendendo a vida moderna como resultado de mudanças proporcionadas, a partir dessa junção. O ambiente escolar, promovido por e para a sociedade, tem dentre seus objetivos, a formação básica do cidadão a partir da compreensão do ambiente social e tecnológico. Essa tem sido a principal proposição dos currículos com ênfase em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Nesta perspectiva, analisou-se as concepções de estudantes do 9º ano Ensino Fundamental, em uma escola da rede estadual de ensino, do município de Cajazeiras-PB sobre o enfoque CTS, através da visão e da formação inicial dos/as discentes quanto a existência ou não da percepção sobre a temática. Em uma breve discussão, os discentes se posicionaram com relação a temática, a partir de duas ações norteadoras: leitura de três afirmativas sobre a temática e a segunda, constituía-se de três questionamentos. Na análise dos dados, foi possível observar que existe a valorização da ciência por parte dos/as estudantes, embora associem tecnologia limitadamente aos meios de comunicação. Constatou-se que existe a concepção de CTS pelos/as discentes, através de conhecimentos empíricos que construiram ao longo de sua formação. A escola, a família e a sociedade, tem papel fundamental no desenvolvimento destas concepções. Desta forma, torna-se necessário que os currículos da educação básica e a formação continuada de docentes, contemplem a temática CTS, para promover reflexões concretas sobre o mundo vivencial a partir da abordagem curricular significativa e problematizadora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE, ENSINO DE CIÊNCIAS, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA21_ID542_02052017115317.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUILHERME ANGELO MOREIRA BERNARDO" "autor_nome_curto" => "GUILHERME" "autor_email" => "guilhermesa1996@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }