Este trabalho é fruto de uma pesquisa realizada com três professores que lecionam Matemática em uma escola pública do município de Vertentes/PE. Investigamos a concepção que eles possuem sobre a importância/utilidade do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) na efetivação do ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos e, ao mesmo tempo, para uma prática docente mais enriquecedora. Utilizamos entrevista semiestruturada para coletar as concepções dos professores, pois queríamos que os mesmos falassem livremente sobre a temática. Foram utilizadas cinco perguntas abertas no intuito de obtermos uma melhor caracterização das falas dos entrevistados. A análise das falas dos professores possibilitou entendermos e compararmos os diferentes aspectos referentes à visão que estes possuem a respeito do tema abordado. Através das falas dos entrevistados pode-se evidenciar que estes compreendem o LEM como um espaço onde é possível desenvolver conhecimentos matemáticos de forma prática e interativa, através de metodologias adequadas. Para os professores entrevistados, o LEM se configura como uma alternativa importante para a abordagem de conteúdos, auxílio na resolução de problemas e, principalmente, na construção de conhecimentos matemáticos. Ainda de acordo com a pesquisa, os professores reconhecem a necessidade de uma formação que lhes deem condições de trabalhar neste espaço com os alunos de uma forma mais significativa. Apesar de atualmente não fazerem uso do LEM na promoção de um ensino diferenciado e de um cenário mais propício à aprendizagem, os professores mostraram ter consciência da importância do LEM na sua prática docente e na escolarização Matemática dos alunos.