Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ANÁLISE DOS SABERES DE SOLOS EM LIVROS DE GEOGRAFIA DE ESCOLAS DO CARIRI PARAIBANO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO EM SOLOS, LIVRO DIDÁTICO, CONTEXTUALIZAÇÃO, POPULARIZAÇÃO Pôster (PO) Ciências Agrárias
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 28163
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 43
    "inscrito_id" => 585
    "titulo" => "ANÁLISE DOS SABERES DE SOLOS EM LIVROS DE GEOGRAFIA  DE  ESCOLAS DO CARIRI PARAIBANO"
    "resumo" => "O solo é o sustentáculo da vida, organismos vivo e complexo, do qual dependem, direta ou indiretamente, todos os seres. O mau uso do solo, por descaso ou falta de informação, acelera os processos de degradação, diminuindo sua fertilidade e qualidade, sendo necessárias ações que visem a popularização dos conceitos sobre solos, sobretudo nas escolas. É nesse cenário que a Educação em Solos estabelece-se como importante ferramenta de  sensibilização para despertar a preocupação pelos recursos do solo. Nas escolas do Brasil, o livro didático é o principal e, muitas vezes único material didático utilizado pelos professores, que, na maioria das vezes não têm formação sobre solos. O trabalho aqui desenvolvido objetivou analisar a abordagem do tema solos nos livros de Geografia adotados na rede pública municipal de duas escolas do Cariri paraibano. Foram analisados a coleção “Geografia: Homem e Espaço” e “Conexões: Estudos de Geografia Geral e do Brasil”, utilizados do 6º ao 9º anos do ensino fundamental II em duas escolas de Sumé e Coxixola (PB). Foram ainda aplicados questionários com os docentes para compreender sua percepção sobre ensino de solos em sala de aula. Os livros analisados não organizam os conteúdos de forma a facilitar o aprendizado e as informações não são colocadas de forma clara e contextualizadas com a realidade do estudante. No que se refere a pesquisa com os professores, verificou-se que estes ainda carecem de capacitações que tragam informações sobre o tema solo para aprimorar suas atividades em sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ciências Agrárias"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EM SOLOS, LIVRO DIDÁTICO, CONTEXTUALIZAÇÃO, POPULARIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA18_ID585_14032017104112.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REGIANE FARIAS BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "REGIANE FARIAS"
    "autor_email" => "regiane.2594@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 28163
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 43
    "inscrito_id" => 585
    "titulo" => "ANÁLISE DOS SABERES DE SOLOS EM LIVROS DE GEOGRAFIA  DE  ESCOLAS DO CARIRI PARAIBANO"
    "resumo" => "O solo é o sustentáculo da vida, organismos vivo e complexo, do qual dependem, direta ou indiretamente, todos os seres. O mau uso do solo, por descaso ou falta de informação, acelera os processos de degradação, diminuindo sua fertilidade e qualidade, sendo necessárias ações que visem a popularização dos conceitos sobre solos, sobretudo nas escolas. É nesse cenário que a Educação em Solos estabelece-se como importante ferramenta de  sensibilização para despertar a preocupação pelos recursos do solo. Nas escolas do Brasil, o livro didático é o principal e, muitas vezes único material didático utilizado pelos professores, que, na maioria das vezes não têm formação sobre solos. O trabalho aqui desenvolvido objetivou analisar a abordagem do tema solos nos livros de Geografia adotados na rede pública municipal de duas escolas do Cariri paraibano. Foram analisados a coleção “Geografia: Homem e Espaço” e “Conexões: Estudos de Geografia Geral e do Brasil”, utilizados do 6º ao 9º anos do ensino fundamental II em duas escolas de Sumé e Coxixola (PB). Foram ainda aplicados questionários com os docentes para compreender sua percepção sobre ensino de solos em sala de aula. Os livros analisados não organizam os conteúdos de forma a facilitar o aprendizado e as informações não são colocadas de forma clara e contextualizadas com a realidade do estudante. No que se refere a pesquisa com os professores, verificou-se que estes ainda carecem de capacitações que tragam informações sobre o tema solo para aprimorar suas atividades em sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ciências Agrárias"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EM SOLOS, LIVRO DIDÁTICO, CONTEXTUALIZAÇÃO, POPULARIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA18_ID585_14032017104112.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REGIANE FARIAS BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "REGIANE FARIAS"
    "autor_email" => "regiane.2594@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

O solo é o sustentáculo da vida, organismos vivo e complexo, do qual dependem, direta ou indiretamente, todos os seres. O mau uso do solo, por descaso ou falta de informação, acelera os processos de degradação, diminuindo sua fertilidade e qualidade, sendo necessárias ações que visem a popularização dos conceitos sobre solos, sobretudo nas escolas. É nesse cenário que a Educação em Solos estabelece-se como importante ferramenta de sensibilização para despertar a preocupação pelos recursos do solo. Nas escolas do Brasil, o livro didático é o principal e, muitas vezes único material didático utilizado pelos professores, que, na maioria das vezes não têm formação sobre solos. O trabalho aqui desenvolvido objetivou analisar a abordagem do tema solos nos livros de Geografia adotados na rede pública municipal de duas escolas do Cariri paraibano. Foram analisados a coleção “Geografia: Homem e Espaço” e “Conexões: Estudos de Geografia Geral e do Brasil”, utilizados do 6º ao 9º anos do ensino fundamental II em duas escolas de Sumé e Coxixola (PB). Foram ainda aplicados questionários com os docentes para compreender sua percepção sobre ensino de solos em sala de aula. Os livros analisados não organizam os conteúdos de forma a facilitar o aprendizado e as informações não são colocadas de forma clara e contextualizadas com a realidade do estudante. No que se refere a pesquisa com os professores, verificou-se que estes ainda carecem de capacitações que tragam informações sobre o tema solo para aprimorar suas atividades em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.