O solo é o sustentáculo da vida, organismos vivo e complexo, do qual dependem, direta ou indiretamente, todos os seres. O mau uso do solo, por descaso ou falta de informação, acelera os processos de degradação, diminuindo sua fertilidade e qualidade, sendo necessárias ações que visem a popularização dos conceitos sobre solos, sobretudo nas escolas. É nesse cenário que a Educação em Solos estabelece-se como importante ferramenta de sensibilização para despertar a preocupação pelos recursos do solo. Nas escolas do Brasil, o livro didático é o principal e, muitas vezes único material didático utilizado pelos professores, que, na maioria das vezes não têm formação sobre solos. O trabalho aqui desenvolvido objetivou analisar a abordagem do tema solos nos livros de Geografia adotados na rede pública municipal de duas escolas do Cariri paraibano. Foram analisados a coleção “Geografia: Homem e Espaço” e “Conexões: Estudos de Geografia Geral e do Brasil”, utilizados do 6º ao 9º anos do ensino fundamental II em duas escolas de Sumé e Coxixola (PB). Foram ainda aplicados questionários com os docentes para compreender sua percepção sobre ensino de solos em sala de aula. Os livros analisados não organizam os conteúdos de forma a facilitar o aprendizado e as informações não são colocadas de forma clara e contextualizadas com a realidade do estudante. No que se refere a pesquisa com os professores, verificou-se que estes ainda carecem de capacitações que tragam informações sobre o tema solo para aprimorar suas atividades em sala de aula.