Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ANÁLISE DE TÉCNICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM UTILIZADAS EM SALA DE AULA NA DISCIPLINA DE FÍSICA NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA.

Palavra-chaves: EXPERIMENTAÇÃO, APRENDIZAGEM, MODELOS ATOMICOS Pôster (PO) Física
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 28150
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 144
    "inscrito_id" => 1012
    "titulo" => "ANÁLISE DE TÉCNICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM UTILIZADAS EM SALA DE AULA NA DISCIPLINA DE FÍSICA NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA."
    "resumo" => "Na cidade de Cametá, assim como em outras espalhadas pelo Pará e pelo Brasil, os educadores de uma forma geral passam por diversas dificuldades semelhantes as apresentadas e que devem ser tomadas não como barreiras, mais sim como “tijolos” que deverão ser usados como alicerces na construção de uma nova escada rumo ao êxito do ensino aprendizagem dos alunos. O presente trabalho utilizou como pesquisa a EMEF São João Batista, na cidade de Cametá, no estado do Pará, mais precisamente a turma do 9º Ano “A” do ensino fundamental, contendo um número de 30 (trinta) alunos e tomado como instrumentos de coletas de dados, o uso de um pequeno questionário, sobre a aplicação de um experimento apresentado em maquete sobre o tema: “A evolução dos modelos atômicos” e a observação, centrada no interesse do aluno pela técnica metodológica levada para sala de aula. Durante a apresentação da aula os outros modelos foram mostrados e inclusive cirurgicamente, colocados em destaque o nascimento e a morte das teorias atômicas apresentadas, até a teoria aceita nos dias atuais, e mesmo assim cerca de 40% de toda a turma gostou mais do modelo de Dalton, modelo esse já ultrapassado. Com tudo isso, os resultados conseguidos foram de suma importância. Levando em consideração o uso de técnicas metodológicas no ensino – aprendizagem em sala de aula no município de Cametá – PA, pôde – se concluir e observar um interesse maior no aluno em querer aprender."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Física"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, APRENDIZAGEM, MODELOS ATOMICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA5_ID1012_04042017164635.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO MACHADO CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "BRUNO CAVALCANTE"
    "autor_email" => "Bmcavalcante10@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 28150
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 144
    "inscrito_id" => 1012
    "titulo" => "ANÁLISE DE TÉCNICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM UTILIZADAS EM SALA DE AULA NA DISCIPLINA DE FÍSICA NO MUNICÍPIO DE CAMETÁ-PA."
    "resumo" => "Na cidade de Cametá, assim como em outras espalhadas pelo Pará e pelo Brasil, os educadores de uma forma geral passam por diversas dificuldades semelhantes as apresentadas e que devem ser tomadas não como barreiras, mais sim como “tijolos” que deverão ser usados como alicerces na construção de uma nova escada rumo ao êxito do ensino aprendizagem dos alunos. O presente trabalho utilizou como pesquisa a EMEF São João Batista, na cidade de Cametá, no estado do Pará, mais precisamente a turma do 9º Ano “A” do ensino fundamental, contendo um número de 30 (trinta) alunos e tomado como instrumentos de coletas de dados, o uso de um pequeno questionário, sobre a aplicação de um experimento apresentado em maquete sobre o tema: “A evolução dos modelos atômicos” e a observação, centrada no interesse do aluno pela técnica metodológica levada para sala de aula. Durante a apresentação da aula os outros modelos foram mostrados e inclusive cirurgicamente, colocados em destaque o nascimento e a morte das teorias atômicas apresentadas, até a teoria aceita nos dias atuais, e mesmo assim cerca de 40% de toda a turma gostou mais do modelo de Dalton, modelo esse já ultrapassado. Com tudo isso, os resultados conseguidos foram de suma importância. Levando em consideração o uso de técnicas metodológicas no ensino – aprendizagem em sala de aula no município de Cametá – PA, pôde – se concluir e observar um interesse maior no aluno em querer aprender."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Física"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, APRENDIZAGEM, MODELOS ATOMICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA5_ID1012_04042017164635.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO MACHADO CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "BRUNO CAVALCANTE"
    "autor_email" => "Bmcavalcante10@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

Na cidade de Cametá, assim como em outras espalhadas pelo Pará e pelo Brasil, os educadores de uma forma geral passam por diversas dificuldades semelhantes as apresentadas e que devem ser tomadas não como barreiras, mais sim como “tijolos” que deverão ser usados como alicerces na construção de uma nova escada rumo ao êxito do ensino aprendizagem dos alunos. O presente trabalho utilizou como pesquisa a EMEF São João Batista, na cidade de Cametá, no estado do Pará, mais precisamente a turma do 9º Ano “A” do ensino fundamental, contendo um número de 30 (trinta) alunos e tomado como instrumentos de coletas de dados, o uso de um pequeno questionário, sobre a aplicação de um experimento apresentado em maquete sobre o tema: “A evolução dos modelos atômicos” e a observação, centrada no interesse do aluno pela técnica metodológica levada para sala de aula. Durante a apresentação da aula os outros modelos foram mostrados e inclusive cirurgicamente, colocados em destaque o nascimento e a morte das teorias atômicas apresentadas, até a teoria aceita nos dias atuais, e mesmo assim cerca de 40% de toda a turma gostou mais do modelo de Dalton, modelo esse já ultrapassado. Com tudo isso, os resultados conseguidos foram de suma importância. Levando em consideração o uso de técnicas metodológicas no ensino – aprendizagem em sala de aula no município de Cametá – PA, pôde – se concluir e observar um interesse maior no aluno em querer aprender.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.