RESUMO
Nas últimas décadas, não se tem dúvidas que a estruturação do conhecimento a partir da sistematização do ensino tem apresentado resultados altamente significativos. Desta forma, o presente estudo buscou sistematizar a estruturação do ensino de Matemática, a partir de três importantes momentos, ou seja, o primeiro refere-se a sistematização das atividades pedagógicas propostas no ambiente virtual, o segundo, diz respeito a avaliação presencial e o terceiro referente aos indicadores que dão suporte ao ambiente virtual a partir do desempenho docente no cumprimento de metas em função do componente curricular. A pesquisa foi realizada com 22 (vinte e dois) estudantes do 6º período do curso de Licenciatura em Matemática de dois Polos instalados respectivamente nos estados de Pernambuco e Alagoas. A metodologia foi desenvolvida a partir de uma abordagem quantitativa, qualitativa exploratória de forma descritiva a partir das concepções de Moreira (2003) e Oliveira (2008). O estudo buscou apontar alternativas de ensino, para promover uma melhor compreensão no ensino na Educação a Distância, visando contribuir com o processo ensino aprendizagem, por esses se caracterizarem nos dias atuais, como verdadeiros fenômenos sociais, não apenas, pelos diferentes tipos de variáveis que os envolvem em função dos resultados apresentados, mas também, no que se refere a sua compreensão conceitual durante tais processos.