SILVA, Rafael Pereira Da et al.. Ampliando a compreensão matemática com uso das hqds. Anais II CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/28129>. Acesso em: 13/11/2024 03:18
Neste Pôster apresentamos as principais ideias do Projeto PIBIC/CNPq/UEPB Cota 2016/17, vinculado ao Projeto PRODOCENCIA/UEPB, no qual têm como objetivo explorar possibilidades metodológicas do uso de Histórias em Quadrinhos Digitais, nomeadas de HQDs, nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática. O enfoque de nosso Projeto PIBIC centra-se na questão da construção de Histórias em Quadrinhos Digitais por alunos do Ensino Fundamental, especialmente na turma de 9º ano, em escolas públicas paraibanas, sujeitos de nossa pesquisa. A escolha das escolas, ainda está em andamento, mas os alunos e o conteúdo matemático a ser trabalhado será relacionado à geometria. A partir de uma pesquisa qualitativa, na forma de estudo de caso, aplicaremos questionários aos alunos das escolas, tanto anterior como posterior às suas construções de HQDs, assim como utilizaremos observação participante, notas de campo e fotografias. Antes da pesquisa de campo, estamos fazendo estudos sobre HQDs e sobre o conteúdo matemático para trabalhar na turma à ser escolhida. Em uma sociedade de permanente mudança como a nossa, os currículos têm de ser revistos com frequência, adaptando-se às novas necessidades. O desenvolvimento de tecnologias oferece um grande número de possibilidades de desenvolvimento curricular, em especial da Matemática, que pode ser aproveitado. É esse o resultado que esperamos alcançar com o desenvolvimento de nosso Projeto PIBIC. Ao estudar e trabalhar HQDs para fins educacionais e incentivar a construção das mesmas por alunos da educação básica, esperamos despertar neles uma Matemática diferente da qual eles talvez até temam ou não atribuam significado algum.