IMPACTOS DE UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA EM PROJETO DE PESQUISA OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO EM REDE OBEDUC/CAPES
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 28553 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 314 "inscrito_id" => 1169 "titulo" => "IMPACTOS DE UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA EM PROJETO DE PESQUISA OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO EM REDE OBEDUC/CAPES" "resumo" => "Neste artigo discutimos a metodologia aplicada em nosso projeto colaborativo de pesquisa, financiado pelo Programa Observatório da Educação OBEDUC/CAPES, objetivando prover, por práticas colaborativas, reflexões sobre o trabalho didático e pedagógico de 46 membros envolvidos e provocar ações educacionais na direção da sala de aula de Matemática. Entendemos que pesquisa colaborativa envolve movimentos complexos, leva tempo a ser entendida, pois sua execução envolve opções de ações formativas que possam auxiliar o professor formado e em formação, o pesquisador formado e em formação a avaliar o pensamento do outro e construir um ambiente de discussão, autonomia e respeito mútuo. Como pesquisadoras educadoras matemáticas coordenadoras deste projeto colaborativo de pesquisa em rede podemos afirmar que foi o processo de pesquisa mais interessante, motivador e significativo que já estivemos envolvidas. Aprendemos muito com todos os membros, e pudemos alcançar, ao longo dos três anos de projeto, um processo verdadeiro de cotrabalho por estabelecer interações entre as múltiplas competências dos membros, nas quais cada um pôde ter o mesmo tempo e oportunidade de fala. Também notamos, a olhos nus, os benefícios para as escolas e para o desenvolvimento profissional dos professores de Matemática formados e em formação envolvidos no projeto. Mudou, por certo, nossa concepção do fazer pesquisa, ensinar e aprender." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, PESQUISA COLABORATIVA, METODOLOGIA DE PROJETO, OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA21_ID1169_29042017184820.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ABIGAIL FREGNI LINS" "autor_nome_curto" => "BIBI LINS" "autor_email" => "bibilins@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 28553 "edicao_id" => 59 "trabalho_id" => 314 "inscrito_id" => 1169 "titulo" => "IMPACTOS DE UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA EM PROJETO DE PESQUISA OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO EM REDE OBEDUC/CAPES" "resumo" => "Neste artigo discutimos a metodologia aplicada em nosso projeto colaborativo de pesquisa, financiado pelo Programa Observatório da Educação OBEDUC/CAPES, objetivando prover, por práticas colaborativas, reflexões sobre o trabalho didático e pedagógico de 46 membros envolvidos e provocar ações educacionais na direção da sala de aula de Matemática. Entendemos que pesquisa colaborativa envolve movimentos complexos, leva tempo a ser entendida, pois sua execução envolve opções de ações formativas que possam auxiliar o professor formado e em formação, o pesquisador formado e em formação a avaliar o pensamento do outro e construir um ambiente de discussão, autonomia e respeito mútuo. Como pesquisadoras educadoras matemáticas coordenadoras deste projeto colaborativo de pesquisa em rede podemos afirmar que foi o processo de pesquisa mais interessante, motivador e significativo que já estivemos envolvidas. Aprendemos muito com todos os membros, e pudemos alcançar, ao longo dos três anos de projeto, um processo verdadeiro de cotrabalho por estabelecer interações entre as múltiplas competências dos membros, nas quais cada um pôde ter o mesmo tempo e oportunidade de fala. Também notamos, a olhos nus, os benefícios para as escolas e para o desenvolvimento profissional dos professores de Matemática formados e em formação envolvidos no projeto. Mudou, por certo, nossa concepção do fazer pesquisa, ensinar e aprender." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, PESQUISA COLABORATIVA, METODOLOGIA DE PROJETO, OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA21_ID1169_29042017184820.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:14" "updated_at" => "2020-06-09 19:21:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ABIGAIL FREGNI LINS" "autor_nome_curto" => "BIBI LINS" "autor_email" => "bibilins@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017" "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg" "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }