Neste artigo discutimos a metodologia aplicada em nosso projeto colaborativo de pesquisa, financiado pelo Programa Observatório da Educação OBEDUC/CAPES, objetivando prover, por práticas colaborativas, reflexões sobre o trabalho didático e pedagógico de 46 membros envolvidos e provocar ações educacionais na direção da sala de aula de Matemática. Entendemos que pesquisa colaborativa envolve movimentos complexos, leva tempo a ser entendida, pois sua execução envolve opções de ações formativas que possam auxiliar o professor formado e em formação, o pesquisador formado e em formação a avaliar o pensamento do outro e construir um ambiente de discussão, autonomia e respeito mútuo. Como pesquisadoras educadoras matemáticas coordenadoras deste projeto colaborativo de pesquisa em rede podemos afirmar que foi o processo de pesquisa mais interessante, motivador e significativo que já estivemos envolvidas. Aprendemos muito com todos os membros, e pudemos alcançar, ao longo dos três anos de projeto, um processo verdadeiro de cotrabalho por estabelecer interações entre as múltiplas competências dos membros, nas quais cada um pôde ter o mesmo tempo e oportunidade de fala. Também notamos, a olhos nus, os benefícios para as escolas e para o desenvolvimento profissional dos professores de Matemática formados e em formação envolvidos no projeto. Mudou, por certo, nossa concepção do fazer pesquisa, ensinar e aprender.