Este trabalho é fruto das primeiras experiências de um projeto de Iniciação à Docência que envolvia aulas temáticas, multidisciplinares, interativas e com caráter investigativo, onde buscamos despertar o interesse dos alunos pelas aulas de química. Em 2016, no decorrer das aulas, percebemos a dificuldade dos alunos quando tratávamos de assuntos como Íons, Soluções e polaridade.
No ensino médio, especificamente 1 ano, pensou-se em abordar a cosmética do cabelo como contexto que desperta o interesse dos alunos para o aprendizado pois podem ser explorados conceitos como tensoativos, interações intermoleculares, proteínas, sais orgânicos, bem como propostas de debate em torno de questões como o uso de formol e amônia em salões de beleza e a participação de mercado e mídia de produtos para cabelo.
Diante disso, preparamos uma aula específica abordando o conceito de polaridade através do cabelo preservando as características das aulas do projeto. Nesse relato, objetivamos mostrar como essa aula foi desenvolvida e as possíveis contribuições científicas para os alunos, haja vista que o conteúdo de polaridade é considerado um saber básico para o entendimento de fenômenos científicos e do cotidiano e para a compreensão de outros conteúdos químicos.