SILVA, Lillyane Raissa Barbosa Da. . Anais II CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/28020>. Acesso em: 12/11/2024 22:32
A Química possui conceitos que geram dificuldades de assimilação para os alunos, o que torna perceptível a relevância da utilização de uma proposta de ensino que forneça sustentáculo para a superação desse problema. Assim, este trabalho teve como objetivo despertar no aluno o interesse em estudar Química como ciência, utilizando-se a experimentação como ferramenta constituidora de um dos aspectos enriquecedores no processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho foi desenvolvido e aplicado em uma escola Estadual, localizada na cidade de Vitória de Santo Antão – PE, através de intervenções realizadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Pernambuco - Campus Vitória de Santo Antão. O público alvo desta pesquisa foi composto por 30 alunos da turma do segundo ano na referida escola e teve duas etapas e, em seguida houve a aplicação do questionário de caráter qualitativo. Portanto observamos que, a utilização de experimentos na disciplina de Química é de suma importância para o processo de ensino-aprendizagem como uma ferramenta metodológica a ser utilizada nas aulas de química viabilizando um elo cooperativo entre professor e alunos e entre os alunos, despertando-os o interesse por pesquisar, questionar e aprender o que está sendo abordado nas aulas.