Artigo Anais VI CONGREFIP

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0060

PRÁTICAS EDUCATIVAS REALIZADAS PELO ENFERMEIRO APRESENTAM MAIOR ÊNFASE PARA PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE DE DOENÇAS INSTALADAS E EM CONDIÇÕES CRÔNICAS

Palavra-chaves: EQUIPE INTERDISCIPLINAR DE SAÚDE, SAÚDE DA FAMÍLIA, PROMOÇÃO DA SAÚDE Comunicação Oral (CO) Educação em saúde
"2017-05-10 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27950
    "edicao_id" => 58
    "trabalho_id" => 128
    "inscrito_id" => 466
    "titulo" => "PRÁTICAS EDUCATIVAS REALIZADAS PELO ENFERMEIRO APRESENTAM MAIOR ÊNFASE PARA PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE DE DOENÇAS INSTALADAS E EM CONDIÇÕES CRÔNICAS"
    "resumo" => "INTRODUÇÃO: A promoção da saúde firmou-se como uma estratégia que favorece visibilidade aos fatores de risco e aos agravos à saúde da população, para enfrentamento dos múltiplos problemas de saúde que afetam os seres humanos e elaborando mecanismos que reduzem as situações de vulnerabilidade, por meio da transformação social estimulando o desenvolvimento de capacidades para saúde. OBJETIVO: identificar o foco temático das práticas educativas realizadas pelo enfermeiro no contexto da atenção básica, voltadas para a promoção da saúde. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de um recorte do projeto: “O processo de trabalho com base no planejamento das ações de saúde e o impacto no âmbito da Atenção Básica”. Caracterizado por um estudo exploratório e descritivo com abordagem quantiqualitativo. A amostra envolveu 07 (sete) Unidades Saúde da Família, que constituiu o quantitativo de 09 (nove) enfermeiros membros das equipes de saúde da família. Para coleta de dados, utilizou-se um formulário semiestruturado. Os dados foram analisados no SPSS (versão 21). Sendo analisado por meio de estatísticas descritivas de frequência relativa e absoluta, e como técnica inferencial. Sendo considerado para os dados qualitativos a analise através da Técnica de Bardin. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Faculdade Santa Maria, Cajazeiras/PB, parecer número 1.589.319. RESULTADOS E DISCUSSÃO: as ações de promoção e prevenção da saúde têm sido sistematizadas com maior foco nas doenças instaladas e em condições crônicas. Nesse sentido, prevalece às atividades educativas direcionadas para grupos homogêneos com pessoas acometidas por uma mesma doença (hipertensão e diabetes). Nesse sentido, as atividades preventivista prevalecem na incorporação de práticas educativas realizadas pelo enfermeiro, mas apesar de relevantes, não avançam para uma concepção positiva de saúde, essa situação é referida tanto em relação aos espaços de formação quanto aos espaços de atuação profissional, favorecendo para a presença de modelos tradicionais de atenção. As ações educativas quando planejadas e desenvolvidas junto à comunidade percutem grandes impactos e possibilita a sensibilização da população. Os profissionais da área da saúde e afins precisam buscar estratégias inovadoras para o fortalecimento da promoção da saúde por meio de redes colaborativas. CONCLUSÃO: a Enfermagem como ciência e arte do cuidar, deve comprometer-se em incrementar e disponibilizar novas ferramentas de informação e comunicação para a promoção da saúde, visando à eficácia e o fortalecimento dos serviços de saúde além de ampliar abrangência temática e integrar o publico alvo de suas ações."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação em saúde"
    "palavra_chave" => "EQUIPE INTERDISCIPLINAR DE SAÚDE, SAÚDE DA FAMÍLIA, PROMOÇÃO DA SAÚDE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV069_MD1_SA2_ID466_03042017172546.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:43:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WILKSLAM ALVES DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "WILKSLAM ARAÚJO"
    "autor_email" => "wilkslam@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - UNIVASF"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-congrefip"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONGREFIP"
    "edicao_evento" => "VI Congresso de Enfermagem das FIP e I Simpósio Nacional de Enfermagem"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/congrefip/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d95c05a740_19022020170832.png"
    "edicao_capa" => "5f1849bc0a3a7_22072020111420.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-05-10 00:00:00"
    "publicacao_id" => 36
    "publicacao_nome" => "Anais CONGREFIP"
    "publicacao_codigo" => "2527-0060"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27950
    "edicao_id" => 58
    "trabalho_id" => 128
    "inscrito_id" => 466
    "titulo" => "PRÁTICAS EDUCATIVAS REALIZADAS PELO ENFERMEIRO APRESENTAM MAIOR ÊNFASE PARA PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE DE DOENÇAS INSTALADAS E EM CONDIÇÕES CRÔNICAS"
    "resumo" => "INTRODUÇÃO: A promoção da saúde firmou-se como uma estratégia que favorece visibilidade aos fatores de risco e aos agravos à saúde da população, para enfrentamento dos múltiplos problemas de saúde que afetam os seres humanos e elaborando mecanismos que reduzem as situações de vulnerabilidade, por meio da transformação social estimulando o desenvolvimento de capacidades para saúde. OBJETIVO: identificar o foco temático das práticas educativas realizadas pelo enfermeiro no contexto da atenção básica, voltadas para a promoção da saúde. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de um recorte do projeto: “O processo de trabalho com base no planejamento das ações de saúde e o impacto no âmbito da Atenção Básica”. Caracterizado por um estudo exploratório e descritivo com abordagem quantiqualitativo. A amostra envolveu 07 (sete) Unidades Saúde da Família, que constituiu o quantitativo de 09 (nove) enfermeiros membros das equipes de saúde da família. Para coleta de dados, utilizou-se um formulário semiestruturado. Os dados foram analisados no SPSS (versão 21). Sendo analisado por meio de estatísticas descritivas de frequência relativa e absoluta, e como técnica inferencial. Sendo considerado para os dados qualitativos a analise através da Técnica de Bardin. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Faculdade Santa Maria, Cajazeiras/PB, parecer número 1.589.319. RESULTADOS E DISCUSSÃO: as ações de promoção e prevenção da saúde têm sido sistematizadas com maior foco nas doenças instaladas e em condições crônicas. Nesse sentido, prevalece às atividades educativas direcionadas para grupos homogêneos com pessoas acometidas por uma mesma doença (hipertensão e diabetes). Nesse sentido, as atividades preventivista prevalecem na incorporação de práticas educativas realizadas pelo enfermeiro, mas apesar de relevantes, não avançam para uma concepção positiva de saúde, essa situação é referida tanto em relação aos espaços de formação quanto aos espaços de atuação profissional, favorecendo para a presença de modelos tradicionais de atenção. As ações educativas quando planejadas e desenvolvidas junto à comunidade percutem grandes impactos e possibilita a sensibilização da população. Os profissionais da área da saúde e afins precisam buscar estratégias inovadoras para o fortalecimento da promoção da saúde por meio de redes colaborativas. CONCLUSÃO: a Enfermagem como ciência e arte do cuidar, deve comprometer-se em incrementar e disponibilizar novas ferramentas de informação e comunicação para a promoção da saúde, visando à eficácia e o fortalecimento dos serviços de saúde além de ampliar abrangência temática e integrar o publico alvo de suas ações."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação em saúde"
    "palavra_chave" => "EQUIPE INTERDISCIPLINAR DE SAÚDE, SAÚDE DA FAMÍLIA, PROMOÇÃO DA SAÚDE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV069_MD1_SA2_ID466_03042017172546.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:43:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WILKSLAM ALVES DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "WILKSLAM ARAÚJO"
    "autor_email" => "wilkslam@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO - UNIVASF"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-congrefip"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONGREFIP"
    "edicao_evento" => "VI Congresso de Enfermagem das FIP e I Simpósio Nacional de Enfermagem"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/congrefip/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d95c05a740_19022020170832.png"
    "edicao_capa" => "5f1849bc0a3a7_22072020111420.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-05-10 00:00:00"
    "publicacao_id" => 36
    "publicacao_nome" => "Anais CONGREFIP"
    "publicacao_codigo" => "2527-0060"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de maio de 2017

Resumo

INTRODUÇÃO: A promoção da saúde firmou-se como uma estratégia que favorece visibilidade aos fatores de risco e aos agravos à saúde da população, para enfrentamento dos múltiplos problemas de saúde que afetam os seres humanos e elaborando mecanismos que reduzem as situações de vulnerabilidade, por meio da transformação social estimulando o desenvolvimento de capacidades para saúde. OBJETIVO: identificar o foco temático das práticas educativas realizadas pelo enfermeiro no contexto da atenção básica, voltadas para a promoção da saúde. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de um recorte do projeto: “O processo de trabalho com base no planejamento das ações de saúde e o impacto no âmbito da Atenção Básica”. Caracterizado por um estudo exploratório e descritivo com abordagem quantiqualitativo. A amostra envolveu 07 (sete) Unidades Saúde da Família, que constituiu o quantitativo de 09 (nove) enfermeiros membros das equipes de saúde da família. Para coleta de dados, utilizou-se um formulário semiestruturado. Os dados foram analisados no SPSS (versão 21). Sendo analisado por meio de estatísticas descritivas de frequência relativa e absoluta, e como técnica inferencial. Sendo considerado para os dados qualitativos a analise através da Técnica de Bardin. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Faculdade Santa Maria, Cajazeiras/PB, parecer número 1.589.319. RESULTADOS E DISCUSSÃO: as ações de promoção e prevenção da saúde têm sido sistematizadas com maior foco nas doenças instaladas e em condições crônicas. Nesse sentido, prevalece às atividades educativas direcionadas para grupos homogêneos com pessoas acometidas por uma mesma doença (hipertensão e diabetes). Nesse sentido, as atividades preventivista prevalecem na incorporação de práticas educativas realizadas pelo enfermeiro, mas apesar de relevantes, não avançam para uma concepção positiva de saúde, essa situação é referida tanto em relação aos espaços de formação quanto aos espaços de atuação profissional, favorecendo para a presença de modelos tradicionais de atenção. As ações educativas quando planejadas e desenvolvidas junto à comunidade percutem grandes impactos e possibilita a sensibilização da população. Os profissionais da área da saúde e afins precisam buscar estratégias inovadoras para o fortalecimento da promoção da saúde por meio de redes colaborativas. CONCLUSÃO: a Enfermagem como ciência e arte do cuidar, deve comprometer-se em incrementar e disponibilizar novas ferramentas de informação e comunicação para a promoção da saúde, visando à eficácia e o fortalecimento dos serviços de saúde além de ampliar abrangência temática e integrar o publico alvo de suas ações.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.