INTRODUÇÃO: A promoção da saúde firmou-se como uma estratégia que favorece visibilidade aos fatores de risco e aos agravos à saúde da população, para enfrentamento dos múltiplos problemas de saúde que afetam os seres humanos e elaborando mecanismos que reduzem as situações de vulnerabilidade, por meio da transformação social estimulando o desenvolvimento de capacidades para saúde. OBJETIVO: identificar o foco temático das práticas educativas realizadas pelo enfermeiro no contexto da atenção básica, voltadas para a promoção da saúde. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de um recorte do projeto: “O processo de trabalho com base no planejamento das ações de saúde e o impacto no âmbito da Atenção Básica”. Caracterizado por um estudo exploratório e descritivo com abordagem quantiqualitativo. A amostra envolveu 07 (sete) Unidades Saúde da Família, que constituiu o quantitativo de 09 (nove) enfermeiros membros das equipes de saúde da família. Para coleta de dados, utilizou-se um formulário semiestruturado. Os dados foram analisados no SPSS (versão 21). Sendo analisado por meio de estatísticas descritivas de frequência relativa e absoluta, e como técnica inferencial. Sendo considerado para os dados qualitativos a analise através da Técnica de Bardin. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Faculdade Santa Maria, Cajazeiras/PB, parecer número 1.589.319. RESULTADOS E DISCUSSÃO: as ações de promoção e prevenção da saúde têm sido sistematizadas com maior foco nas doenças instaladas e em condições crônicas. Nesse sentido, prevalece às atividades educativas direcionadas para grupos homogêneos com pessoas acometidas por uma mesma doença (hipertensão e diabetes). Nesse sentido, as atividades preventivista prevalecem na incorporação de práticas educativas realizadas pelo enfermeiro, mas apesar de relevantes, não avançam para uma concepção positiva de saúde, essa situação é referida tanto em relação aos espaços de formação quanto aos espaços de atuação profissional, favorecendo para a presença de modelos tradicionais de atenção. As ações educativas quando planejadas e desenvolvidas junto à comunidade percutem grandes impactos e possibilita a sensibilização da população. Os profissionais da área da saúde e afins precisam buscar estratégias inovadoras para o fortalecimento da promoção da saúde por meio de redes colaborativas. CONCLUSÃO: a Enfermagem como ciência e arte do cuidar, deve comprometer-se em incrementar e disponibilizar novas ferramentas de informação e comunicação para a promoção da saúde, visando à eficácia e o fortalecimento dos serviços de saúde além de ampliar abrangência temática e integrar o publico alvo de suas ações.