AMARANTE, Kalyane Souza et al.. Humanização da equipe de enfermagem no centro cirúrgico. Anais VI CONGREFIP... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/27881>. Acesso em: 23/12/2024 00:29
A relação entre o cliente e a equipe de enfermagem tem grande importância perceptiva durante o período perioperatório, pois é nesse momento que vários sentimentos envolvem o mesmo, como: o medo da morte, do procedimento, da recuperação, do retorno as suas atividades sociais, da relação com os familiares e outras necessidades. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica descritiva, elaborada por meio de artigos científicos online na área da saúde indexados na base de dados do Google Acadêmico e SOBECC. Foram incluídas publicações do período de 2012 a 2017 em língua portuguesa e inglesa, sendo selecionados oito artigos que descrevem o tema relacionado ao aspecto central da temática. O bem-estar do paciente cirúrgico deve constituir o principal objetivo da equipe de enfermagem que o assiste, sendo por sua vez responsável pelo preparo do mesmo, estabelecendo e desenvolvendo múltiplos cuidados de enfermagem, de acordo com a especificidade da cirurgia. A perda da autonomia do paciente e a ruptura com as atividades de vida diária, geradas pelo fato da internação hospitalar propiciam os sentimentos desconfortáveis. Portanto, vale ressaltar que os cuidados prestados durante a hospitalização devem permitir a estimulação da independência do paciente conforme as necessidades individuais, pois cada pessoa tem seu histórico de vida, que deve ser respeitado. No desenvolvimento das atividades de enfermagem, há uma prioridade para o restabelecimento das necessidades humanas básicas, que também orientam as ações no cuidado de enfermagem, pois esta abrange os aspectos biológicos, psicológico e social.