Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

ENTRE PALAVRAS E IMAGENS: UMA PROPOSTA DE LEITURA MULTIMODAL PARA O ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: MULTIMODALIDADE DISCURSIVA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ENSINO MÉDIO Comunicação Oral (CO) GT10-HIPERTEXTO E MULTIMODALIDADE: NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27331
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 317
    "inscrito_id" => 1078
    "titulo" => "ENTRE PALAVRAS E IMAGENS: UMA PROPOSTA DE LEITURA MULTIMODAL PARA O ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Na sociedade contemporânea, as formas de interação e comunicação sofrem as influências dos avanços tecnológicos e, por essa razão, todos os dias nos deparamos com novos estudos que visam explicar as mudanças que ocorrem na construção e organização dos textos. O surgimento da tecnologia computacional proporcionou uma mudança significativa na forma de ler os textos, os quais incorporam diversas semioses (cor, negrito, itálico, tabela, entre outras) exigindo do leitor novas competências de leituras para relacionar o verbal e o visual em busca da compreensão da mensagem. Tomando por base os estudos de Dionísio (2005) que apontam a multimodalidade como traço constituído do texto escrito e falado, o presente trabalho busca refletir sobre a multimodalidade discursiva em textos de divulgação científica na esfera escolar, propondo a alunos do 3º ano do ensino médio uma sequência didática que aborda o estudo da leitura multimodal através da revista científica Galileu, bem como apresentar a sua linguagem científica para que os alunos sejam capazes de identificar as relações de sentidos estabelecidos pela multimodalidade. Para tanto, nosso trabalho fundamenta-se nos aportes teóricos de Dionísio (2004, 2005), Kress & van Leeuwen (2001), Rocha (2007), Vieira (2007). Os resultados apontam para uma leitura prazerosa e ressaltam a importância de uma nova abordagem sobre a língua voltada para as questões da multimodalidade discursiva, além da necessidade de a escola rever a maneira como educa o olhar do aluno para analisar as imagens que circulam dentro e fora da escola, a fim de que haja a formação de sujeitos letrados visuais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT10-HIPERTEXTO E MULTIMODALIDADE: NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA"
    "palavra_chave" => "MULTIMODALIDADE DISCURSIVA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA10_ID1078_15032017120251.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRICIA DE ALBUQUERQUE VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "PATRICIA"
    "autor_email" => "paty_albuquerque@live.com"
    "autor_ies" => "CURSINHO ASPIRAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27331
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 317
    "inscrito_id" => 1078
    "titulo" => "ENTRE PALAVRAS E IMAGENS: UMA PROPOSTA DE LEITURA MULTIMODAL PARA O ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Na sociedade contemporânea, as formas de interação e comunicação sofrem as influências dos avanços tecnológicos e, por essa razão, todos os dias nos deparamos com novos estudos que visam explicar as mudanças que ocorrem na construção e organização dos textos. O surgimento da tecnologia computacional proporcionou uma mudança significativa na forma de ler os textos, os quais incorporam diversas semioses (cor, negrito, itálico, tabela, entre outras) exigindo do leitor novas competências de leituras para relacionar o verbal e o visual em busca da compreensão da mensagem. Tomando por base os estudos de Dionísio (2005) que apontam a multimodalidade como traço constituído do texto escrito e falado, o presente trabalho busca refletir sobre a multimodalidade discursiva em textos de divulgação científica na esfera escolar, propondo a alunos do 3º ano do ensino médio uma sequência didática que aborda o estudo da leitura multimodal através da revista científica Galileu, bem como apresentar a sua linguagem científica para que os alunos sejam capazes de identificar as relações de sentidos estabelecidos pela multimodalidade. Para tanto, nosso trabalho fundamenta-se nos aportes teóricos de Dionísio (2004, 2005), Kress & van Leeuwen (2001), Rocha (2007), Vieira (2007). Os resultados apontam para uma leitura prazerosa e ressaltam a importância de uma nova abordagem sobre a língua voltada para as questões da multimodalidade discursiva, além da necessidade de a escola rever a maneira como educa o olhar do aluno para analisar as imagens que circulam dentro e fora da escola, a fim de que haja a formação de sujeitos letrados visuais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT10-HIPERTEXTO E MULTIMODALIDADE: NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA"
    "palavra_chave" => "MULTIMODALIDADE DISCURSIVA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA10_ID1078_15032017120251.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRICIA DE ALBUQUERQUE VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "PATRICIA"
    "autor_email" => "paty_albuquerque@live.com"
    "autor_ies" => "CURSINHO ASPIRAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Na sociedade contemporânea, as formas de interação e comunicação sofrem as influências dos avanços tecnológicos e, por essa razão, todos os dias nos deparamos com novos estudos que visam explicar as mudanças que ocorrem na construção e organização dos textos. O surgimento da tecnologia computacional proporcionou uma mudança significativa na forma de ler os textos, os quais incorporam diversas semioses (cor, negrito, itálico, tabela, entre outras) exigindo do leitor novas competências de leituras para relacionar o verbal e o visual em busca da compreensão da mensagem. Tomando por base os estudos de Dionísio (2005) que apontam a multimodalidade como traço constituído do texto escrito e falado, o presente trabalho busca refletir sobre a multimodalidade discursiva em textos de divulgação científica na esfera escolar, propondo a alunos do 3º ano do ensino médio uma sequência didática que aborda o estudo da leitura multimodal através da revista científica Galileu, bem como apresentar a sua linguagem científica para que os alunos sejam capazes de identificar as relações de sentidos estabelecidos pela multimodalidade. Para tanto, nosso trabalho fundamenta-se nos aportes teóricos de Dionísio (2004, 2005), Kress & van Leeuwen (2001), Rocha (2007), Vieira (2007). Os resultados apontam para uma leitura prazerosa e ressaltam a importância de uma nova abordagem sobre a língua voltada para as questões da multimodalidade discursiva, além da necessidade de a escola rever a maneira como educa o olhar do aluno para analisar as imagens que circulam dentro e fora da escola, a fim de que haja a formação de sujeitos letrados visuais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.