A pesquisa aborda a temática com a tentativa de contextualizar a problemática do trabalho que se dá a partir do poema em sala de aula, principalmente para quem está distante ou ainda não inserido no espaço escolar e, por isso, desconhece suas demandas, para, em seguida, apresentar uma proposta metodológica que insere o poema na perspectiva da teoria dos gêneros textuais a partir dos princípios da estética da recepção, apesar de não citá-los, e da teoria de gênero Bakhtiniana. Formar leitores é o imperativo que recai sobre a escola, a realidade brasileira não fica muito distante, a cada exame nacional ou internacional, em que é avaliada a competência leitora dos alunos reaparecem os discursos que exigem atitudes emergenciais, mudanças imediatas, formação continuada de professores, ampliação das escolas integrais e muitas outras soluções que não são inovadoras e muito menos colocadas em prática para imprensa/opinião pública. Tantas linhas de pesquisas que se preocupam com a recepção do texto literário e, por conseguinte, a formação de seu leitor, quanto a abordagens mais voltadas para a discussão sobre o gênero e possíveis metodologias de ensino nas escolas ao trabalho com o poema ainda é atribuído um status secundário. Dentro desta perspectiva elencamos como objetivos a valorização do ensino aprendizagem a partir de leitura e produção de alguns gêneros textuais em nossas salas de aula e discutir a importância desses gêneros para educação das nossas crianças. Nesse sentido, a pesquisa propõe a desconstrução do ensino mecanicista em torno da leitura e produção textual priorizando e abordando novas propostas metodológicas que inserem o aluno não apenas no contexto escolar, mas também no contexto social e cultural.