Com os avanços tecnológicos, os cursos de formação inicial de professores estão gradativamente sofrendo mudanças para que se adequem aos contextos e exigências sociais da atualidade. Contudo, deve-se observar que os letramentos digitais ainda não têm o espaço devido nesses cursos e quando têm são trabalhados de modo superficial. Em conformidade com Candlin e Hadfield (2016), o impacto das novas tecnologias com relação à aprendizagem linguística é muito significativo e sofre mudanças constantes, por isso exige de educadores e estudantes a aquisição de novas habilidades e estratégias que as ferramentas tecnológicas proporcionam. Partindo dessa conjuntura, esse trabalho tem a pretensão de discutir a relevância dos letramentos digitais na formação inicial de professores, mostrando novos caminhos para o uso das ferramentas digitais, para que estes profissionais em formação tenham condições de compartilhar essa experiência com seus futuros alunos, diminuindo assim a exclusão digital. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo. Para o embasamento teórico, buscou-se respaldados nas reflexões de autores como Dudeney; Hockly e Pegrum (2016), Ribeiro e Coscarelli (2005), Rojo (2012), Dias; Morais; Pimenta e Silva (2012), Sousa; Moita e Carvalho (2011), entre outros. Com a inserção dos letramentos digitais nos cursos de formação inicial de professores, ampliam-se as possibilidades de utilização dos recursos digitais destinados para a melhoria do ensino e inclusão digital sem distinção de classe social. Essa inclusão permite que o indivíduo desenvolva a capacidade necessária para compreender de modo eficaz, compartilhar e gerenciar nos ambientes crescentes dos meios de comunicação digital e se reconheça como parte integrante dos avanços tecnológicos.