LETRAMENTOS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: CAMINHOS PARA A INCLUSÃO DIGITAL
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27422 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 256 "inscrito_id" => 1099 "titulo" => "LETRAMENTOS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: CAMINHOS PARA A INCLUSÃO DIGITAL" "resumo" => "Com os avanços tecnológicos, os cursos de formação inicial de professores estão gradativamente sofrendo mudanças para que se adequem aos contextos e exigências sociais da atualidade. Contudo, deve-se observar que os letramentos digitais ainda não têm o espaço devido nesses cursos e quando têm são trabalhados de modo superficial. Em conformidade com Candlin e Hadfield (2016), o impacto das novas tecnologias com relação à aprendizagem linguística é muito significativo e sofre mudanças constantes, por isso exige de educadores e estudantes a aquisição de novas habilidades e estratégias que as ferramentas tecnológicas proporcionam. Partindo dessa conjuntura, esse trabalho tem a pretensão de discutir a relevância dos letramentos digitais na formação inicial de professores, mostrando novos caminhos para o uso das ferramentas digitais, para que estes profissionais em formação tenham condições de compartilhar essa experiência com seus futuros alunos, diminuindo assim a exclusão digital. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo. Para o embasamento teórico, buscou-se respaldados nas reflexões de autores como Dudeney; Hockly e Pegrum (2016), Ribeiro e Coscarelli (2005), Rojo (2012), Dias; Morais; Pimenta e Silva (2012), Sousa; Moita e Carvalho (2011), entre outros. Com a inserção dos letramentos digitais nos cursos de formação inicial de professores, ampliam-se as possibilidades de utilização dos recursos digitais destinados para a melhoria do ensino e inclusão digital sem distinção de classe social. Essa inclusão permite que o indivíduo desenvolva a capacidade necessária para compreender de modo eficaz, compartilhar e gerenciar nos ambientes crescentes dos meios de comunicação digital e se reconheça como parte integrante dos avanços tecnológicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT01-FORMAÇÃO DOCENTE E CONTEMPORANEIDADE" "palavra_chave" => "LETRAMENTOS DIGITAIS., FORMAÇÃO INICIAL., INCLUSÃO DIGITAL." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA1_ID1099_14032017185134.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA IOLANDA PEDROSA" "autor_nome_curto" => "IOLANDA PEDROSA" "autor_email" => "hyyolandha@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27422 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 256 "inscrito_id" => 1099 "titulo" => "LETRAMENTOS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: CAMINHOS PARA A INCLUSÃO DIGITAL" "resumo" => "Com os avanços tecnológicos, os cursos de formação inicial de professores estão gradativamente sofrendo mudanças para que se adequem aos contextos e exigências sociais da atualidade. Contudo, deve-se observar que os letramentos digitais ainda não têm o espaço devido nesses cursos e quando têm são trabalhados de modo superficial. Em conformidade com Candlin e Hadfield (2016), o impacto das novas tecnologias com relação à aprendizagem linguística é muito significativo e sofre mudanças constantes, por isso exige de educadores e estudantes a aquisição de novas habilidades e estratégias que as ferramentas tecnológicas proporcionam. Partindo dessa conjuntura, esse trabalho tem a pretensão de discutir a relevância dos letramentos digitais na formação inicial de professores, mostrando novos caminhos para o uso das ferramentas digitais, para que estes profissionais em formação tenham condições de compartilhar essa experiência com seus futuros alunos, diminuindo assim a exclusão digital. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo. Para o embasamento teórico, buscou-se respaldados nas reflexões de autores como Dudeney; Hockly e Pegrum (2016), Ribeiro e Coscarelli (2005), Rojo (2012), Dias; Morais; Pimenta e Silva (2012), Sousa; Moita e Carvalho (2011), entre outros. Com a inserção dos letramentos digitais nos cursos de formação inicial de professores, ampliam-se as possibilidades de utilização dos recursos digitais destinados para a melhoria do ensino e inclusão digital sem distinção de classe social. Essa inclusão permite que o indivíduo desenvolva a capacidade necessária para compreender de modo eficaz, compartilhar e gerenciar nos ambientes crescentes dos meios de comunicação digital e se reconheça como parte integrante dos avanços tecnológicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT01-FORMAÇÃO DOCENTE E CONTEMPORANEIDADE" "palavra_chave" => "LETRAMENTOS DIGITAIS., FORMAÇÃO INICIAL., INCLUSÃO DIGITAL." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA1_ID1099_14032017185134.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA IOLANDA PEDROSA" "autor_nome_curto" => "IOLANDA PEDROSA" "autor_email" => "hyyolandha@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }