O objetivo deste trabalho é a geração de informações técnicas que auxiliem na utilização racional dos recursos hídricos para o eventual abastecimento de comunidades urbanas e empreendimentos de melhoria junto ao Parque Ecológico Municipal do Mico Leão Dourado, Região de Cabo Frio, bem como a capacitação de pessoal no emprego de metodologias e ferramentas de exploração geofísica.
A região Cabo Frio no Estado do Rio de Janeiro, é essencialmente preenchida de sedimentos do quaternário, que correspondem ao setor oriental do litoral do referido Estado, englobando o Parque Ecológico do Mico-Leão Dourado, dentro da Bacia Hidrográfica do Rio São João. Foram estudados perfis de Eletrorresistividade, onde as camadas de sedimentos são formadas por depósitos continentais (fluviais e pantanosos), paleocanais, lagunares e fundo de baía. Os sedimentos costeiros correspondem a areias marinhas litorâneas, a antigos cordões litorâneos e retrabalhados por ação eólica.
Como resultado, foram mapeadas camadas depositadas de forma progressiva, constituindo litologias de diferentes resistividades. Essas litologias comprovam as observações de sedimentos fluviais e pantanosos de paleocanais, areias litorâneas e cordões retrabalhados por ação eólica.