EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA: IDOSOS APRENDIZES E ENSINANTES
"2013-06-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 2707 "edicao_id" => 10 "trabalho_id" => 1826 "inscrito_id" => 4783 "titulo" => "EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA: IDOSOS APRENDIZES E ENSINANTES" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma discussão em torno da educação de idosos no contexto socioeducacional brasileiro inspirada no diálogo com a Educação Popular (EP) e a Educação de Jovens e Adultos (EJA), enfocando o silenciamento das práticas alfabetizadoras destinadas a este crescente segmento populacional na contemporaneidade. Nesse traçado discursivo percebe-se a necessidade emergencial das instâncias sociais se engajarem em múltiplas ações educacionais direcionadas a esta faixa etária, sobretudo quanto aos usos simultâneos da língua oral/escrita com vistas à superação de preconceitos sociolinguísticos enfrentados por idosos/as que não dominam as habilidades básicas da leitura/escrita e da fala em interação social. Tal discussão funda-se nos estudos teórico-metodológicos da Educação Gerontológica e Gerontagógica (NERI&CACHIONI, 1999; PALMA&CACHIONI, 2002; CACHIONI, 2003), da Educação ao longo da vida (LONGWORTH, 2005) e da relação dialógica educador-educando (FREIRE, 1987) e da historicização da Educação Popular (PAIVA, 2002). Mediante as discussões constata-se o silenciamento das práticas educativas de alfabetização para idosos, mas com o avançar da disseminação de Políticas Públicas Educacionais e demandas da educação ao longo da vida percebe-se que a Educação para os Idosos ganha atenção especial em textos oficiais (IV CONFINTEA; Estatuto do Idoso) e vários estudos acadêmico-científicos que reconhecem as múltiplas aprendizagens sócio-culturais (ALHEIT&DAUSIEN, 2007; KACHAR, 2001), adquiridas em todas as “idades” da vida (ARIÉS, 1981), ou nas diferentes idades “bio-psico-sócio-culturais” do desenvolvimento humano (LAHUD, 2004). Esta perspectiva é potencializada com estudos advindos da Educação Gerontológica e Gerontagógica que defendem a capacidade de o ser humano continuar aprendendo desde a concepção até a morte, a exemplo da capacidade de aprender a “conviver” consigo e com os outros no entorno sócio-familiar-intergeracional através do diálogo interacional (DELORS, 2003)." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "Qualidade de vida, envelhecimento ativo e bem sucedido" "palavra_chave" => "IDOSOS, APRENDIZAGENS, INTERAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Comunicacao_oral_idinscrito_4783_4894535a4063dbb8d6486703e288c4ea.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:48" "updated_at" => "2020-06-10 21:01:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSICA SAMANTHA FERNANDES MARTINS" "autor_nome_curto" => "JESSICA" "autor_email" => "samantha_jessica2@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cieh" "edicao_nome" => "Anais III CIEH" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Envelhecimento Humano" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/cieh/2013" "edicao_logo" => "5e49e22597c9e_16022020214525.png" "edicao_capa" => "5f182b75a1cfe_22072020090509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 10 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)" "publicacao_codigo" => "2318-0854" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 2707 "edicao_id" => 10 "trabalho_id" => 1826 "inscrito_id" => 4783 "titulo" => "EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA: IDOSOS APRENDIZES E ENSINANTES" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma discussão em torno da educação de idosos no contexto socioeducacional brasileiro inspirada no diálogo com a Educação Popular (EP) e a Educação de Jovens e Adultos (EJA), enfocando o silenciamento das práticas alfabetizadoras destinadas a este crescente segmento populacional na contemporaneidade. Nesse traçado discursivo percebe-se a necessidade emergencial das instâncias sociais se engajarem em múltiplas ações educacionais direcionadas a esta faixa etária, sobretudo quanto aos usos simultâneos da língua oral/escrita com vistas à superação de preconceitos sociolinguísticos enfrentados por idosos/as que não dominam as habilidades básicas da leitura/escrita e da fala em interação social. Tal discussão funda-se nos estudos teórico-metodológicos da Educação Gerontológica e Gerontagógica (NERI&CACHIONI, 1999; PALMA&CACHIONI, 2002; CACHIONI, 2003), da Educação ao longo da vida (LONGWORTH, 2005) e da relação dialógica educador-educando (FREIRE, 1987) e da historicização da Educação Popular (PAIVA, 2002). Mediante as discussões constata-se o silenciamento das práticas educativas de alfabetização para idosos, mas com o avançar da disseminação de Políticas Públicas Educacionais e demandas da educação ao longo da vida percebe-se que a Educação para os Idosos ganha atenção especial em textos oficiais (IV CONFINTEA; Estatuto do Idoso) e vários estudos acadêmico-científicos que reconhecem as múltiplas aprendizagens sócio-culturais (ALHEIT&DAUSIEN, 2007; KACHAR, 2001), adquiridas em todas as “idades” da vida (ARIÉS, 1981), ou nas diferentes idades “bio-psico-sócio-culturais” do desenvolvimento humano (LAHUD, 2004). Esta perspectiva é potencializada com estudos advindos da Educação Gerontológica e Gerontagógica que defendem a capacidade de o ser humano continuar aprendendo desde a concepção até a morte, a exemplo da capacidade de aprender a “conviver” consigo e com os outros no entorno sócio-familiar-intergeracional através do diálogo interacional (DELORS, 2003)." "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)" "area_tematica" => "Qualidade de vida, envelhecimento ativo e bem sucedido" "palavra_chave" => "IDOSOS, APRENDIZAGENS, INTERAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Comunicacao_oral_idinscrito_4783_4894535a4063dbb8d6486703e288c4ea.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:48" "updated_at" => "2020-06-10 21:01:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSICA SAMANTHA FERNANDES MARTINS" "autor_nome_curto" => "JESSICA" "autor_email" => "samantha_jessica2@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cieh" "edicao_nome" => "Anais III CIEH" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Envelhecimento Humano" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/cieh/2013" "edicao_logo" => "5e49e22597c9e_16022020214525.png" "edicao_capa" => "5f182b75a1cfe_22072020090509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-06-15 00:00:00" "publicacao_id" => 10 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)" "publicacao_codigo" => "2318-0854" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }