Atualmente, um dos maiores problemas que a humanidade enfrenta é os impactos ambientais, haja vista que esse assunto vem sendo abordado por diversos países no intuito de desenvolver técnicas para redução desses impactos sem prejudicar o crescimento, ou seja, desenvolvimento sustentável. Com o aumento populacional surgiu à problemática da geração de resíduos, isso ocorre devido a constante busca humana em suprir suas necessidades. O impacto ambiental causado pela deposição de resíduo no meio ambiente em locais indevidos, ou seja, sem o tratamento prévio e em ambientes impróprios para deposição, é incalculável. Um dos produtos mais utilizados nos dias de hoje, tanto para geração de energia, como matéria-prima dos mais diversos produtos, é o Petróleo. Porém, a contaminação do meio ambiente gerado nas diversas fases da sua cadeia produtiva e seus derivados, é um problema de esfera global. Dessa forma, para viabilizar a utilização desse material, várias pesquisas estão sendo desenvolvidas, visando diminuir os impactos ambientais e agregar valor econômico ao resíduo. Esta pesquisa tem por objetivo determinar o comportamento físico e mecânico de misturas asfálticas aditivadas com resíduo oleoso de petróleo atuando como fíler. No processo de caracterização foram analisados a granulometria e a massa específica para determinar o comportamento físico das misturas após a modificação. E realizou-se o ensaio de Lottman modificado. Observando-se a variação do teor de resíduo na mistura, conclui-se que a mistura com o teor de 4% de resíduo é a que melhor se comporta em relação aos limites de RRT, Vv e RBV. Pode-se considerar para esses materiais a mistura com 5,3% de CAP e 4% de resíduo foi a que apresentou melhores resultados.