Devido a grande atividade que possui e devido a carência de meios eficazes para o aproveitamento dos resíduos que gera, a indústria petrolífera provoca impactos em larga escala ao meio ambiente. Em todas as etapas do processo de comercialização são geradas grandes quantidades de resíduos, desde a sua prospecção, até o início do processo de refinamento e transporte. Comumente desprezado devido ao seu baixo valor comercial, pouco se preocupava com a destinação final dos resíduos oleosos de petróleo. Porém nos últimos anos, devido a maiores pressões em relação à conscientização ambiental, estudos foram sendo feitos para que os resíduos oleosos pudessem ser utilizados como materiais alternativos, diminuindo-se assim os impactos causados ao meio ambiente. Verificou-se que um dos possíveis destinos possíveis para o resíduo poderia ser a sua aplicação em misturas asfálticas para revestimentos. Este trabalho tem como objetivo avaliação do comportamento mecânico de misturas asfálticas com adição de resíduo oleoso de petróleo. Realizou-se o Ensaio Marshall para determinar o comportamento mecânico das misturas em estudo. O ensaio de estabilidade Marshall apresentou resultados satisfatórios, no que diz respeito aos limites estabelecidos pelos órgãos normativos, tendo sido determinado para o teor ótimo de CAP o valor 5,3%, um pouco elevado, porém aceitável em virtude de ter sido obtido a partir de um resíduo.