É notória a necessidade do aumento na produção de combustíveis automotivos no mundo, principalmente da gasolina, observando esta necessidade o craqueamento catalítico em leito fluidizado (FCC) foi desenvolvido. Visando aprimorar este processo e assim maximizar a produção, muitos mecanismos foram aplicados, dentre eles a modelagem matemática de escoamento bifásico gás-sólido, que representa uma ferramenta auxiliar para a minimização dos esforços experimentais requeridos no desenvolvimento de instalações industriais. Objetivo deste trabalho é estudar a modelagem matemática, entender os conceitos físicos das equações diferenciais obtidas na modelagem do escoamento multifásico em processos de fluidização, para descrever o escoamento bifásico gás-sólido em um reator de FCC, do tipo riser de uma unidade piloto a frio (UPF). Metodologicamente primeiro foi definidas as equações, em seguida as condições de contorno e propriedades físicas, depois a geometria e por fim a malha numérica. Através dos estudos realizados foi possível identificar a influência da fase sólida no escoamento hidrodinâmica no riser de um processo de craqueamento catalítico do petróleo, como mudanças de velocidade superficial, pressão e frações volumétrica de gás e sólido. Os resultados iniciais obtidos utilizando o modelo multifásico disperso gás-sólido mostraram-se bastante satisfatórios, apresentando coerência qualitativa com o problema físico proposto.