O Parque Ecológico do Mico-Leão Dourado situa-se na Bacia Hidrográfica do Rio São João na região de Cabo Frio no Estado do Rio de Janeiro. É uma área essencialmente preenchida de sedimentos do quaternário, cujos pacotes são o resultado da deposição continental da bacia de Campos. Embora o GPR (Radar de Penetração do Solo), tenha limitação em profundidade, seus perfis 2D têm as mesmas características de respostas da Sísmica de Reflexão, amplamente usada na Indústria de Petróleo e Gás. O processamento e a interpretação do GPR são baseados no princípio de reflexão de ondas eletromagnéticas, com o tempo de aquisição em ns.
O GPR é um método geofísico eletromagnético que emprega ondas de rádio em frequências muito altas (normalmente entre 10 a 1400 MHz), diferente da Sísmica que usa ondas mecânicas. Os dois métodos são úteis para localizar estruturas e feições geológicas embora o GPR tenha a sua profundidade de investigação em torno de 30 metros.
Neste trabalho, foram estudados perfis 2D de GPR, e o resultado corresponde a um conjunto de pacotes de sedimentos dispostos, cuja interpretação mostra ambientes transgressivos e regressivos, como consequência, a formação de cordões litorâneos. A Bacia de Campos possui a maioria do seu ambiente costeiro preenchido pelos referidos cordões, e esses resultados podem ajudar na compreensão da deposição de uma Bacia de Petróleo, tal como é a Bacia de Campos no Estado do Rio de Janeiro, através de análogos em mapeamentos estratigráficos.